Origem: Pikachu
Artwork Oficial de Pikachu. Por Ken Sugimori. |
Nome e Significado
Originalmente no japonês, ピカチュウ (Pikachuu), pode ter vários significados. Pika pode ser uma atribuição ao mamífero Pika (que falaremos mais abaixo) ou uma combinação de onomatopéias, sendo: ピカピカ (pikapika) que é o som de faíscas e チューチュー (chūchū) que é som que roedores fazem, conhecido como guincho. Logo, a tradução não ficaria muito satisfatória, podendo apenas significar "Faíscas e Guinchos" ou "Pika que guincha".
Igualmente no inglês o nome também é Pikachu, exceto por um "U" ao menos. Por isso, não há modificações significativas.
Aparência, Características e Comportamento
Anatomia não oficial de Pikachu. |
Pikachu tem a aparência de um roedor, é amarelo e possui a cauda com o formato de um raio. Suas bochechas são vermelhas, chamativas e armazenam eletricidade. Inicialmente é um quadrúpede, mas aprendeu muito bem a se portar de pé com as patas traseiras. Diferente de outros pokémon, os Pikachu adoram viver perto de humanos. Eles são pokémon muito carinhosos e se apegam muito fácil as pessoas. Apesar de viverem nas florestas e bosques, muitos deles são encontrados nas grandes cidades, parques e em becos. Como armazena muita eletricidade nas bochechas, é preciso que o Pikachu descarregue toda essa energia de tempos em tempos.
Evolução
Artwork Oficial de Pichu. Por Ken Sugimori. |
A pré-evolução de Pikachu, Pichu, foi introduzida somente depois, na região de Johto. Basicamente é um Pikachu bebê. Ele tem orelhas maiores do que o Pikachu e o tom de sua pele é mais claro. Sua bochechas são rosadas e sua cauda é negra. Os Pichu são criaturas dóceis e meigas e são tidos como ótimos companheiros.
Seu nome, no japonês ピチュー (Pichu), poderia usar os mesmos conceitos de Pikachu (as onomatopéidas de pikapika (faíscas) e chüchü (guincho)). Lembrando que também pode ser uma brincadeira com a palavra プチ (puchi) que é traduzida como pequeno. Então, podemos ter a tradução adaptada para algo como "Pequeno Pikachu".
No inglês, o nome também é Pichu e não sofre alterações.
Então, Pikachu evolui e se torna um Raichu com a ajuda de uma Thunderstone. Raichu se torna um pokémon mais robusto e forte, de cor alaranjada e com uma cauda longa. As orelhas de Raichu são diferentes e arredondadas e ele é mais agressivo que Pikachu. Após evoluir, Raichu ainda guarda muito mais eletricidade em suas bochechas, tornando-se um poderoso pokémon.
Seu nome, no japonês ライチュウ (Raichu) significa "rai" (trovão) e novamente a onomatopéia "chüchü" (guincho). Logo, a tradução adaptada seria algo como "Trovão que guincha".
No inglês, o nome também é Raichu e não sofre alterações.
Inspirações na Criação
Pika. |
Primeiramente, gostaria de dizer que Pikachu não é inspirado em um rato. Confesso que inicialmente, respeitava o que a Pokédex dizia, afirmando que Pikachu era um "Mouse Pokémon" ou um Pokémon Rato. Mas analisando profundamente, ele não tem traços de um rato e muito menos alguma citação sobre ratos nos nomes de sua linha evolutiva. Pelo contrário, ele cita Pika, que é um lagomorfo muito semelhante à um rato. Observem que o Pika é extremamente parecido com Pikachu, especialmente na anatomia, por ser um pouquinho mais rechonchudo e pela ponta das orelhas serem mais escuras. Coincidência?
Enquanto isso, a identidade de Pichu permanesse desconhecida. Uns dizem que ele é baseado em ratos e camundongos. Outros afirmam que ele é parecido com o Pika. Há ainda aqueles que defendem a ideia de que ele se assemelha aos esquilos. Eu, particularmente acredito que Pichu também seja baseado em um Pika, pelo formato das orelhas, que são idênticas.
Dipodomys |
Por último, temos Raichu. Ele se diferencia de Pichu e Pikachu pela cauda bem mais longa e pelas patas traseiras que são um pouco maiores, permitindo que Raichu fique a maior parte do tempo apoiado nelas. Por isso, ele tem forte inspiração do Dipodomys, um pequeno roedor que se locomove da mesma maneira que Raichu e tem um cauda longa, assim como ele. Embora haja muitas semelhanças, as orelhas de Raichu se parecem muito mais com as de um Pika, ficando a dúvida: Raichu seria uma mistura de Pika e Dipodomys?
Com isso, podemos concluir que a linha evolutiva de Pikachu certamente se baseia em Pikas e Dipodomys, que são roedores. E ao contrário do que a maioria das pessoas diz, Pikachu não é um rato, mas sim um roedor.
Primordialmente, Pikachu e Clefairy eram os escolhidos para serem os mascotes da franquia Pokémon. Isso foi alterado posteriormente, pois Pikachu teria mais chances de cativar as crianças e o público, se passando por uma criatura dócil, amigável e simpática. Além disso, sua cor amarelada não foi unicamente usada para representar a eletricidade, mas também por ser uma cor chamativa, que destacava-se e para que atraísse tanto os meninos quanto as meninas. Por esse motivo, Clefairy foi excluída da vaga, por ser rosa e com certeza, porque atrairia somente a atenção do público feminino. Ficando assim, Pikachu o mascote oficial da franquia.
Uma das primeiras imagens de Pikachu. |
Sobre a arte de Pikachu, quem não se lembra dele mais rechonchudinho no começo do animê? Sim, nos primeiros jogos/mangás/animê o Pikachu era bem diferente do que conhecemos hoje. Ele era mais gordo, tinha os braços e as mãos menores e sua cauda era mais fina. Atualmente, ele ficou quase que irreconhecível, com braços e pernas maiores, cauda mais visível e bonita e até o tom do amarelo mudou um pouco. Cá entre nós, com certeza nós preferimos mil vezes a versão atual, não é mesmo?
Não muito tempo atrás, em 2008, cientistas japoneses descobriram uma nova proteína que transportava impulsos nervosos dos olhos até o cérebro. E adivinha qual o nome que deram à tal proteína? Pikachurin, em homenagem ao nosso amado mascote amarelo.
Há ainda, uma sátira muito engraçada de Pikachu, o personagem Ling Ling do Cartoon/Desenho animado americano Drawn Together (Casa Animada, no Brasil). Drawn Together é uma espécie de Sitcom onde criaturas estranhas ficam confinadas em uma casa vigiada por câmeras. Ling Ling é um deles. Ele é laranja, parecido com um rato, fala em línguas orientais e ninguém o entende. Ling Ling tem a cauda com um formato de exclamação (!), é agressivo e ataca os outros com descargas elétricas.
Enfim, as influências de Pikachu no mundo são inúmeras e todos nós sabemos. Seja na mídia como paródias, seja como propaganda nos fast-foods. Mas, talvez, a mais curiosa delas seja os aviões decorados com o tema Pokémon no Japão. Eles são muito famosos por lá e invejados por muitos fãs, afinal quem nunca quis viajar num desses?
Bom, chegamos ao fim de mais uma matéria. Essa foi longa, não é mesmo? Talvez porque Pikachu seja o ícone principal dessa franquia tão famosa. Ele com certeza será (ou já é, por muitos) eternizado. Mas espero que a partir de hoje, ele não seja mais retratado como um mero rato, apesar de ser considerado o Mickey Mouse Japonês, pois agora nós sabemos que o Pika é a real influência em sua criação. Enfim, o fato é que o Pikachu merece nossos parabéns, afinal foi esse mascote amarelo que fez com que Pokémon viesse a ser o sucesso que é hoje, não é mesmo?
E aí, o que vocês acham do Pikachu?
Revisão: Rafha
Perdeu alguma matéria do "Origem"? Clique aqui e confira!
----------------------------------------------------------------------------
Faça parte da nossa equipe!
----------------------------------------------------------------------------
Postado por
Diego
às
22:25 em 16/02/2014
Sobre Diego
24 anos, Campinas - SP. Coordenador de conteúdo e Administrador geral na Pokémothim, é fanático por Pokémon do tipo Grass e um dia ainda vai tatuar esse amor no braço esquerdo. Divide o tempo entre o trabalho, a universidade, as listas enormas de séries inacabadas e o mundo Pokémon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!