Análise: Hoopa
Olá povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, o travesso Pokémon provavelmente culpado da infestação de lendários em Hoenn, Hoopa! Vamos conferir?
Este post está sujeito a futuras mudanças. A análise a seguir foi feita antes do lançamento oficial do Pokémon em questão nos jogos (21 Mar. 2015). Prossiga com cautela.
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Habilidade
Magician: Este Pokémon roubará o item do oponente caso use um golpe ofensivo e não esteja segurando um outro item.
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Base Stats
Valores correspondentes ao Lvl. 100
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Tabela de dano
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Habilidade
Magician: Este Pokémon roubará o item do oponente caso use um golpe ofensivo e não esteja segurando um outro item.
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Base Stats
Valores correspondentes ao Lvl. 100
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Tabela de dano
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Overview
Hoopa não é Pokémon tão ruim assim quanto todos pensam. Embora possua uma fraqueza Physical bem notável e uma Spd nada boa, seu Sp.Atk é incrivelmente alto, onde apenas lendários, mega-evoluções e o Aegislash conseguem empatar ou ultrapassar. E sua Spd é o suficiente para ser combinada com Choice Scarf efetivamente, permitindo que Hoopa consiga ultrapassar qualquer Pokémon com 130 de BS em Spd no lv. 50 (do Jolteon para baixo) e 128 de BS em Spd no lv. 100 (do Meloetta-P para baixo).
Contudo, se sua forma secundária, Hoopa Unbound, não for banida para Ubers, você pode esquecer sobre usar Hoopa-C no OU, porque Hoopa-U é incrivelmente superior. Para começar, o aumento de 10 de Spd no BS pode parecer nada, mas faz muita diferença na hora de enfrentar um Breloom por exemplo, permitindo também com que ele dê Outspeed (com Choice Scarf) em tudo que possuir 145 de Spd de BS sem Scarf no lv.50 (do M-Beedrill para baixo) e com 140 de BS no lv. 100 (do Electrode para baixo). Além disso, Seu Atk agora é tão destruidor quanto seu Sp.Atk (que também ganhou um ligeiro boost), permitindo com que ele consiga usar um Moveset Mixed muito mais eficaz do que Hoopa-C. E ainda com STAB em Knock Off e um Moveset bem diversificado, é um Pokémon que, ofensivamente, atinge como um trem em qualquer oponente que aparecer.
Porém ambas as formas compartilham a mesma falha: golpes prioritários. Sim, Hoopa-C tem mais desvantagens por possuir fraquezas a tipos mais comuns no metagame, porém Hoopa-U perde tanto quanto Hoopa-C perderia para um Choice Band Brave Bird de Talonflame, afinal, eles possuem a mesma BS em Def e HP. Não só do lado inimigo, mas a falta de um golpe prioritário no movepool de Hoopa, como Sucker Punch, também faz uma imensa falta.
Contudo, se sua forma secundária, Hoopa Unbound, não for banida para Ubers, você pode esquecer sobre usar Hoopa-C no OU, porque Hoopa-U é incrivelmente superior. Para começar, o aumento de 10 de Spd no BS pode parecer nada, mas faz muita diferença na hora de enfrentar um Breloom por exemplo, permitindo também com que ele dê Outspeed (com Choice Scarf) em tudo que possuir 145 de Spd de BS sem Scarf no lv.50 (do M-Beedrill para baixo) e com 140 de BS no lv. 100 (do Electrode para baixo). Além disso, Seu Atk agora é tão destruidor quanto seu Sp.Atk (que também ganhou um ligeiro boost), permitindo com que ele consiga usar um Moveset Mixed muito mais eficaz do que Hoopa-C. E ainda com STAB em Knock Off e um Moveset bem diversificado, é um Pokémon que, ofensivamente, atinge como um trem em qualquer oponente que aparecer.
Porém ambas as formas compartilham a mesma falha: golpes prioritários. Sim, Hoopa-C tem mais desvantagens por possuir fraquezas a tipos mais comuns no metagame, porém Hoopa-U perde tanto quanto Hoopa-C perderia para um Choice Band Brave Bird de Talonflame, afinal, eles possuem a mesma BS em Def e HP. Não só do lado inimigo, mas a falta de um golpe prioritário no movepool de Hoopa, como Sucker Punch, também faz uma imensa falta.
Movesets
- Escolha seu desejo -
● Psyshock ● Focus Blast ● Shadow Ball ● Trick | Form: Confined | Unbound Ability: Magician Item: Choice Specs | Choice Scarf Nature: Modest | Timid Efforts: | 252 HP | 116 Def | 142 Sp.Atk | ou | 6 HP | 252 Sp. Atk | 252 Spd | |
Vamos começar com esse Moveset, que é um ofensivo Choice para o lado Special. Escolher entre Choice Specs ou Choice Scarf pode ser bem difícil, já que ambos possuem suas vantagens. No moveset de Choice Specs, Hoopa pode focar em possuir uma maior resistência, portanto use o primeiro Set de EV's, que já está balanceado para fazer com que ele consiga resistir ao CB Brave Bird de Talonflame, enquanto possui ofensiva o suficiente para dar OHKO na mesma. No Moveset de Choice Scarf, velocidade é tudo, portanto focar tudo em Spd e Sp.Atk é essencial. Nessa opção, você precisa depender do seu time para se defender de golpes prioritários, principalmente contra o Talonflame e Bisharp (apenas no caso do Hoopa-C).
Psyshock é um dos STAB's de Hoopa, que consegue atingir a Def do oponente ao invés da Sp.Def, impedindo que Hoopa seja "wallado" por Special Wall's. Por outro lado, Shadow Ball é o STAB que mais deve ser usado, já que possui um BP maior. Porém, como Shadow Ball não consegue atingir Pokémon do tipo Normal, Focus Blast pode ajudar bastante para cobrir isso, além de ajudar contra o tipo Dark também. No final, você pode usar Trick para prender o oponente em algum golpe, e deve ser usado principalmente quando você possuir Specs e o seu oponente for um ofensivo Physical.
Psyshock é um dos STAB's de Hoopa, que consegue atingir a Def do oponente ao invés da Sp.Def, impedindo que Hoopa seja "wallado" por Special Wall's. Por outro lado, Shadow Ball é o STAB que mais deve ser usado, já que possui um BP maior. Porém, como Shadow Ball não consegue atingir Pokémon do tipo Normal, Focus Blast pode ajudar bastante para cobrir isso, além de ajudar contra o tipo Dark também. No final, você pode usar Trick para prender o oponente em algum golpe, e deve ser usado principalmente quando você possuir Specs e o seu oponente for um ofensivo Physical.
- Gênio misturado -
● Hyperspace Fury | Knock Off ● Drain Punch | Focus Blast ● Gunk Shot ● Psychic | Form: Confined | Unbound Ability: Magician Item: Life Orb | Focus Sash Nature: Naive Efforts: | 252 Atk | 6 Sp.Atk | 252 Spd | |
Já essse moveset é de ofensivo Mixed. É claro, ele funciona extremamente melhor no Hoopa-U (qualquer moveset funciona melhor nele, na verdade), porém Hoopa-C consegue usar esse moveset muito bem até. Como a defesa Physical de Hoopa não é lá essas coisas, esse moveset depende bastante da sua capacidade de prever qual Pokémon vai dar Switch-in no seu golpe, e você deve também evitar alguns confrontos 1x1 onde Hoopa não consegue dar Outspeed.
Knock Off é o golpe mais usado do tipo Dark atualmente, que pode ser "Spam'ado" sem muito receio no metagame atual (exceto contra usuários de Justified como Gallade ou Terrakion) e que é muito útil, retirando o item do oponente quando ele possuir um. Contudo, se você está usando Hoopa-U, você pode optar por Hyperspace Fury, que não tem chance de errar e passa por Protect, além de ser ligeiramente mais poderoso em megas ou em Pokémon sem itens (Vale lembrar que Hyperspace Fury só funciona caso seja o Hoopa-U; esse golpe falha caso você esteja usando o Hoopa-C). No segundo Slot, temos Drain Punch que é bom para dar um dano no oponente e recuperar HP ao mesmo tempo (principalmente caso você esteja usando Life Orb), porém caso você esteja usando Hoopa-C, você pode optar por Focus Blast, que infligirá muito mais dano, garantido certos KO's. Porém não se preocupe, porque Drain Punch também funciona bem em Hoopa-C, só inflige um dano menor.
Para o STAB do tipo Psychic, o golpe Psychic é a principal escolha. Psyshock pode ser descartado aqui, já que esse Moveset possui outros golpes Physical que conseguem ajudar a lidar contra Special Wall's. No final, Gunk Shot é um golpe muito viável e poderoso, que serve principalmente para lidar com inimigos do tipo Fairy como Azumarill e Sylveon.
Knock Off é o golpe mais usado do tipo Dark atualmente, que pode ser "Spam'ado" sem muito receio no metagame atual (exceto contra usuários de Justified como Gallade ou Terrakion) e que é muito útil, retirando o item do oponente quando ele possuir um. Contudo, se você está usando Hoopa-U, você pode optar por Hyperspace Fury, que não tem chance de errar e passa por Protect, além de ser ligeiramente mais poderoso em megas ou em Pokémon sem itens (Vale lembrar que Hyperspace Fury só funciona caso seja o Hoopa-U; esse golpe falha caso você esteja usando o Hoopa-C). No segundo Slot, temos Drain Punch que é bom para dar um dano no oponente e recuperar HP ao mesmo tempo (principalmente caso você esteja usando Life Orb), porém caso você esteja usando Hoopa-C, você pode optar por Focus Blast, que infligirá muito mais dano, garantido certos KO's. Porém não se preocupe, porque Drain Punch também funciona bem em Hoopa-C, só inflige um dano menor.
Para o STAB do tipo Psychic, o golpe Psychic é a principal escolha. Psyshock pode ser descartado aqui, já que esse Moveset possui outros golpes Physical que conseguem ajudar a lidar contra Special Wall's. No final, Gunk Shot é um golpe muito viável e poderoso, que serve principalmente para lidar com inimigos do tipo Fairy como Azumarill e Sylveon.
- Fúria do gênio -
● Drain Punch ● Gunk Shot | Zen Headbutt ● Hyperspace Fury | Knock Off ● Ice Punch | Fire Punch | Zen Headbutt | Form: Unbound Ability: Magician Item: Choice Band Nature: Adamant | Jolly Efforts: | 6 HP | 252 Atk | 252 Spd | |
Para finalizar, temos o CB ofensivo. Esse Moveset funciona bem apenas em Hoopa-U, que possui um BS em Atk mais que suficiente para atropelar como um trem, portanto não deve ser usado em Hoopa-C.
Knock Off e Hyperspace Fury são os STAB's de Hoopa nesse Moveset. Enquanto Knock Off retira itens de oponentes que possuam um, Hyperspace Fury consegue dar um dano maior em megas, além de passar por Protect e Detect. Drain Punch dá conta de oponentes do tipo Dark, além de recuperar seu HP enquanto inflige dano. Já Gunk Shot dá conta principalmente de inimigos do tipo Fairy, além de possuir um BP bem alto, o que é sempre bom. Ice Punch dá conta de algumas Physical Wall's como Gliscor e Landorus-T (dificilmente), além de dar um dano maior a inimigos do tipo Dragon, principalmente Dragonite. Porém, você pode optar por Fire Punch, para dar conta de alguns inimigos do tipo Bug que conseguem desferir um golpe x4, como principal exemplo, o Scizor. Você pode ainda usar Zen Headbutt, só pelo STAB e por lidar mais facilmente contra o tipo Fighting.
Knock Off e Hyperspace Fury são os STAB's de Hoopa nesse Moveset. Enquanto Knock Off retira itens de oponentes que possuam um, Hyperspace Fury consegue dar um dano maior em megas, além de passar por Protect e Detect. Drain Punch dá conta de oponentes do tipo Dark, além de recuperar seu HP enquanto inflige dano. Já Gunk Shot dá conta principalmente de inimigos do tipo Fairy, além de possuir um BP bem alto, o que é sempre bom. Ice Punch dá conta de algumas Physical Wall's como Gliscor e Landorus-T (dificilmente), além de dar um dano maior a inimigos do tipo Dragon, principalmente Dragonite. Porém, você pode optar por Fire Punch, para dar conta de alguns inimigos do tipo Bug que conseguem desferir um golpe x4, como principal exemplo, o Scizor. Você pode ainda usar Zen Headbutt, só pelo STAB e por lidar mais facilmente contra o tipo Fighting.
Outras Opções
● Hyperspace Hole: Muito útil em Doubles, onde usar Protect é mais comum.
● Nasty Plot: Um ótimo golpe para aumentar o já destruidor Sp.Atk de Hoopa.
● Skill Swap: Também útil em Doubles, para conseguir alguma habilidade melhor do que Magician.
● Assault Vest: Muito bom para fazer um Special Tank para o seu time.
● Fling + Item: Dependendo da combinação, pode se tornar um ótimo golpe, principalmente pelo fato de que é STAB, de que o Atk de Hoopa-U é muito bom e que Magician finalmente será útil na próxima rodada para você conseguir outro item. Você pode usar Toxic Orb, Light Ball ou Flame Orb para induzir status, ou então um fóssil para ter 100 de BP, são várias as opções.
● Nasty Plot: Um ótimo golpe para aumentar o já destruidor Sp.Atk de Hoopa.
● Skill Swap: Também útil em Doubles, para conseguir alguma habilidade melhor do que Magician.
● Assault Vest: Muito bom para fazer um Special Tank para o seu time.
● Fling + Item: Dependendo da combinação, pode se tornar um ótimo golpe, principalmente pelo fato de que é STAB, de que o Atk de Hoopa-U é muito bom e que Magician finalmente será útil na próxima rodada para você conseguir outro item. Você pode usar Toxic Orb, Light Ball ou Flame Orb para induzir status, ou então um fóssil para ter 100 de BP, são várias as opções.
Companheiros de Equipe
Óbviamente, Hoopa precisa de uma Physical Wall para dar Switch-in quando ele precisar, principalmente uma que lide com Talonflame. No OU, Landorus-T, Gliscor e Rotom-W são as melhores opções, embora todas as 3 temam, de certa forma, um Knock Off (exceto o Gliscor caso ele já tenha recebido o Badly Poison). Você também pode optar por M-Tyranitar, que consegue lidar com Talonflame e não teme nenhuma das fraquezas de Hoopa-C (Ghost e Dark), inclusive Knock Off, contudo ele tem as mesmas fraquezas que Hoopa-U possui, portanto não deve ser usado com essa função caso seja essa forma de Hoopa que o treinador esteja usando.
Hoopa também possui problemas com status, já que ele não consegue se curar sozinho sem usar Rest. Nesse caso, Gliscor novamente pode ser uma boa opção, absorvendo qualquer status. Porém você pode optar por um Cleric com Heal Bell ou Aromatherapy, como Vaporeon ou Clefable.
Hoopa também possui problemas com status, já que ele não consegue se curar sozinho sem usar Rest. Nesse caso, Gliscor novamente pode ser uma boa opção, absorvendo qualquer status. Porém você pode optar por um Cleric com Heal Bell ou Aromatherapy, como Vaporeon ou Clefable.
Checks e Counters
O principal check de Hoopa são usuários de golpes prioritários. Talonflame, óbviamente, consegue lidar facilmente com Hoopa, dando OHKO caso possua Choice Band e caso Hoopa não seja focado na defensiva. Bisharp e outros usuários de Sucker Punch também são um grande problema para Hoopa-C. Bisharp é um problema ainda maior já que ele também possui Pursuit, que dá uma pressão e tanto para o treinador que está usando o Hoopa. Contudo, Bisharp não pode ser considerado counter já que Hoopa possui Focus Blast e Drain Punch que são mais do que suficiente para eliminá-lo num switch. Outros checks finais são Pokémon rápidos, como Gengar, Weavile (Hoopa-C) e M-Beedrill (Hoopa-U) que Hoopa não consegue lidar no 1x1 sem estar segurando Choice Scarf (porém consegue dar OHKO numa previsão de switch).
Para Counter, eu diria que M-Sableye é um. Ele consegue resistir tudo oque Hoopa mandar, enquanto que ele pode dar Set-up de Calm Mind, usar Will-o-Wisp ou ainda atacar. Porygon2 e M-Aggron também conseguem "wallar" Hoopa bem facilmente, embora Porygon2 tenha um pouco de dificuldade para atacar eficazmente (a alta Sp.Def de Hoopa da uma ajudinha nessa hora). M-Scizor também é outro grande Counter que pode "wallar" qualquer golpe de Hoopa não nomeado Fire Punch, só que dessa vez ele tem um OHKO garantido caso Hoopa não dê switch (Knock Off para Hoopa-C, U-Turn e Bug Bite para Hoopa-U).
Para Counter, eu diria que M-Sableye é um. Ele consegue resistir tudo oque Hoopa mandar, enquanto que ele pode dar Set-up de Calm Mind, usar Will-o-Wisp ou ainda atacar. Porygon2 e M-Aggron também conseguem "wallar" Hoopa bem facilmente, embora Porygon2 tenha um pouco de dificuldade para atacar eficazmente (a alta Sp.Def de Hoopa da uma ajudinha nessa hora). M-Scizor também é outro grande Counter que pode "wallar" qualquer golpe de Hoopa não nomeado Fire Punch, só que dessa vez ele tem um OHKO garantido caso Hoopa não dê switch (Knock Off para Hoopa-C, U-Turn e Bug Bite para Hoopa-U).
Revisão: Marcus
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Postado por
Unknown
às
18:00 em 21/03/2015
Sobre Unknown
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