Análise: Klefki
E ai povo, tudo certo? Sejam bem-vindos a mais uma análise da Pokémothim! Hoje trouxe ele, o catador de chaves do mundo Pokémon, Klefki! Vamos conferir?
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Habilidades
Prankster: Golpes não-ofensivos tem sua priority aumentada em +1.
Magician (Hidden Ability): Este Pokémon roubará o item do oponente caso use um golpe ofensivo e não esteja segurando um outro item. | ||||||||||||
Base Stats
Valores correspondentes ao Lvl. 100
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Tabela de dano
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Overview
Klefki é um Pokémon que eu gosto bastante de usar. Para começar, ele possui um ótimo Movepool de Support, que é ainda mais potencializado em conjunto com sua habilidade Prankster. Sua combinação de tipo também é outra vantagem, considerada a melhor combinação defensiva do jogo, lhe dando 9 resistências e 2 imunidades em troca de apenas 2 fraquezas. Contudo, nenhum de seus Base stat's se destacam, sendo todos de mediano para baixo. Além disso, Klefki não possui um bom poder ofensivo, limitando ele a funcionar apenas como Support.
Movesets
- Chaveiro de utilidades -
● Spikes ● Thunder Wave ● Magnet Rise ● Foul Play | Ability: Prankster Item: Leftovers Nature: Bold | Calm Efforts: | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Def | ou | 252 HP | 6 Def | 252 Sp.Def | |
Esse é o moveset "Pão com manteiga" para Klefki, que é um focado em Support de Entry Hazzard. A escolha entre as natures Bold e Calm vão depender do que você quer que seu chaveiro consiga resistir.
Spikes, obviamente, é o golpe principal desse moveset. Com Prankster, Klefki possui a garantia de conseguir usar esse golpe antes do oponente atacar. Além disso, a combinação de Prankster + Spikes é meio que obrigatória, já que é bem fácil de remover esse Entry Hazzard em um turno, enquanto ele precisa de ser usado três vezes para ser efetivo.
Thunder Wave é ótimo para diminuir o potencial ofensivo de alguns Pokémon, deixando-os lentos e também com uma chance de ficarem paralisados (não usar nenhum golpe). Depois, Magnet Rise é ótimo para ser usado contra oponentes que possuem golpes do tipo Ground, como Landorus-T. Com Prankster, é certo de que você irá usar esse golpe antes de que seu oponente lhe golpeie, então é uma opção bem segura de se usar (principalmente pelo fato de que, após usar Magnet Rise, problemas como Lando-T e Excadrill não conseguem fazer nada contra Klefki). Para finalizar, Foul Play é um ótimo golpe ofensivo para usar em Klefki, que usa o stat de Atk do oponente para infligir dano, e não o do Klefki que é um pouco baixo.
Spikes, obviamente, é o golpe principal desse moveset. Com Prankster, Klefki possui a garantia de conseguir usar esse golpe antes do oponente atacar. Além disso, a combinação de Prankster + Spikes é meio que obrigatória, já que é bem fácil de remover esse Entry Hazzard em um turno, enquanto ele precisa de ser usado três vezes para ser efetivo.
Thunder Wave é ótimo para diminuir o potencial ofensivo de alguns Pokémon, deixando-os lentos e também com uma chance de ficarem paralisados (não usar nenhum golpe). Depois, Magnet Rise é ótimo para ser usado contra oponentes que possuem golpes do tipo Ground, como Landorus-T. Com Prankster, é certo de que você irá usar esse golpe antes de que seu oponente lhe golpeie, então é uma opção bem segura de se usar (principalmente pelo fato de que, após usar Magnet Rise, problemas como Lando-T e Excadrill não conseguem fazer nada contra Klefki). Para finalizar, Foul Play é um ótimo golpe ofensivo para usar em Klefki, que usa o stat de Atk do oponente para infligir dano, e não o do Klefki que é um pouco baixo.
- Chaveiro protetor -
● Light Screen ● Reflect ● Thunder Wave ● Foul Play | Ability: Prankster Item: Light Clay Nature: Bold | Calm Efforts: | 252 HP | 252 Def | 6 Sp.Def | ou | 252 HP | 6 Def | 252 Sp.Def | |
Já esse moveset é de Support de Screens, que funciona melhor em Doubles.
Light Screen e Reflect são os golpes principais, que fortalecem a defesa tanto de Klefki quanto dos outros Pokémon da sua equipe por 8 turnos (com Light Clay). Light Screen reduz o dano de golpes Special, enquanto que Reflect reduz golpes Physical. Thunder Wave é bom para induzir Paralyze no oponente, enquanto que Foul Play inflige um dano consideravelmente bom. Simples, fácil e prático.
Light Screen e Reflect são os golpes principais, que fortalecem a defesa tanto de Klefki quanto dos outros Pokémon da sua equipe por 8 turnos (com Light Clay). Light Screen reduz o dano de golpes Special, enquanto que Reflect reduz golpes Physical. Thunder Wave é bom para induzir Paralyze no oponente, enquanto que Foul Play inflige um dano consideravelmente bom. Simples, fácil e prático.
Outras Opções
● Fairy Lock: É um ótimo golpe. Quando Klefki estiver prestes a desmaiar, esse golpe pode ser usado para impedir o switch do oponente no próximo turno e facilitar o trabalho de um possível Revenge Killer.
● Moonblast: É um golpe bom para usar ao invés de Foul Play, principalmente para usar contra Sableye, porém o Sp.Atk de Klefki não ajuda muito.
● Switcheroo + Iron Ball/ Lagging Tail: Ótimo para quebrar estratégias do oponente. Lagging Tail pode não funcionar muito bem por quebrar o Prankster de Klefki, porém é uma opção tão boa quanto Iron Ball.
● Moonblast: É um golpe bom para usar ao invés de Foul Play, principalmente para usar contra Sableye, porém o Sp.Atk de Klefki não ajuda muito.
● Switcheroo + Iron Ball/ Lagging Tail: Ótimo para quebrar estratégias do oponente. Lagging Tail pode não funcionar muito bem por quebrar o Prankster de Klefki, porém é uma opção tão boa quanto Iron Ball.
Companheiros de Equipe
Embora Klefki possua acesso a Magnet Rise, isso não faz dele completamente imune a golpes do tipo Ground, já que o chaveiro precisa de um turno para usá-lo. Possuir algum Pokémon do tipo Flying ou com Levitate para dar switch-in em golpes desse tipo (principalmente se ele consegue derrotar o usuário desse golpe) como Rotom-W é sempre bom. Nessa mesma ideia, é ideal possuir outro companheiro de equipe que possa lidar com Pokémon do tipo Fire. Usuários de Flash Fire como Heatran são ótimos para isso.
Você também deve ficar atento a usuários de Magic Bounce. Possuir companheiros de equipe que possam lidar com M-Diancie e M-Sableye é importante.
Você também deve ficar atento a usuários de Magic Bounce. Possuir companheiros de equipe que possam lidar com M-Diancie e M-Sableye é importante.
Checks e Counters
Caso não possua Moonblast, Sableye é um ótimo Counter para Klefki. Ele pode usar Taunt para impedir Klefki de usar seu moveset, e se for a mega-evolução, M-Sableye pode devolver qualquer golpe não-ofensivo com seu Magic Bounce, enquanto pode dar set-up de Calm Mind tranquilo. Outros usuários de Magic Bounce também são grandes problemas para Klefki. M-Absol e Xatu possem Fire Blast e Heat Wave respectivamente para golpear Klefki com o máximo de poder. M-Diancie possui Earth Power, porém isso pode ser resolvido no 1x1 com Magnet Rise.
Pokémon do tipo Fire também são um grande problema para Klefki, que podem derrotar o chaveiro facilmente (embora ele possa usar algum golpe antes de desmaiar devido ao Prankster, como T-Wave, Fairy Lock ou até mesmo Spikes).
Pokémon do tipo Fire também são um grande problema para Klefki, que podem derrotar o chaveiro facilmente (embora ele possa usar algum golpe antes de desmaiar devido ao Prankster, como T-Wave, Fairy Lock ou até mesmo Spikes).
Revisão: Rafha
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Postado por
Unknown
às
18:00 em 16/05/2015
Sobre Unknown
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