logo

Pokémothim

Pocket Monsters: Os Porquês para a Captura do Dragonite!


Olá, Thunders!

Concluindo os primeiros dez episódios com chave de ouro, Ash fez a sua primeira captura! Muitos não entenderam o porquê de ser um Dragonite, ou a justificativa para que tenha sido pego já na última forma, por isso esse será o tema principal dessa análise.


RESUMO

A equipe do Laboratório Sakuragi assiste à uma reportagem sobre Dragonite que salvam pessoas naufragadas, matéria responsável por despertar o interesse do Ash. Porém, Renji ressalta que é muito difícil encontrar o Pokémon na última forma selvagem, sobretudo por não se saber o seu habitat, o qual acreditam ser em uma ilha isolada só para eles. Então, Go revela ter demarcado os avistamentos dos dois últimos anos para que consigam algum local mais aproximado, por isso os garotos partem em uma busca.

A dupla chega a um porto, logo após descerem de um navio. Go mostra estar levando dezenas de Pokébolas e diz querer pegar um Dewgong para servir como montaria para eles, por existirem muitos na região. Enquanto isso, a Equipe Rocket os avista e percebem que também querem achar os Dragonite, mas a intenção dos vilões é pegar um para levarem ao Giovanni.

Depois de inúmeras tentativas falhas, Go consegue capturar um Dewgong e o usa como montaria. Porém, por se distanciarem muito em alto mar, ficam sem sinal no Rotom Phone e a situação piora pelo Pokémon que os leva se apaixonar por outro da espécie e seguir loucamente atrás da fêmea, o que os leva para uma tempestade na qual um acidente desmaia os garotos e o seus companheiros.

Salvos pelos Dragonite, os garotos acordam em uma ilha cheia deles e cercada por nuvens escuras. Assim que Go percebe ter gastado todas as Pokébolas no Dewgong que se perdeu deles, decidem seguir um Dragonite e um Dragonair que queriam mostrar a ilha para eles, tendo o segundo já feito amizade com Pikachu.

Andando pela ilha, a dupla vê Dragonite por toda parte, incluindo alguns Dragonair que crescem as suas asas para conseguirem voar, o que faz Ash perceber que o que os acompanha fica entristecido. Contudo, a atenção dos treinadores é direcionada para Scorbunny, por achar pele de Dratini e os levar até um que passa pela troca de escamas. Go aproveita para tirar fotos que ajudarão nas pesquisas.

Ash traz a reflexão de como Dragonite é muito diferente do resto da linha evolutiva, o que faz Go concordar e dizer que o mais fácil a se pensar é que Dragonair viraria algo como um Milotic. Os Pokémon se alertam com algo e seguem para a praia. No caminho, Go deduz que os Dragonair, por poderem controlar o clima, deixam tempestades ao redor da ilha para não serem encontrados.

Quando os Dragonite voam através da tempestade, o Dragonair de antes tenta, mas não consegue. Por isso, Ash se oferece para ajudá-lo e Go o lembra de que os outros da espécie fizeram uma dança antes de voar, o que faz o garoto notar que se trata do ataque Dança do Dragão e tentar executar uma demonstração pulando sobre a Teia Elétrica do Pikachu. Dessa forma, o Pokémon se motiva, pega impulso na teia e se energiza com a Dança do Dragão, conseguindo voar.

Repentinamente, Dragonair sente uma má sensação e se prepara para voar, mas, por ser escorregadio, Ash não consegue subir nele. Para a sorte do herói, o Dewgong do Go aparece, por isso o usam novamente como montaria. Ao mesmo tempo, por se fingirem de naufragados, a Equipe Rocket captura um dos Dragonite, mas é achada pela pré-evolução do Pokémon e pelos protagonistas.

Assim que os vilões usam a máquina de bolinhas e liberam um Wailord que só sabe o movimento Saltitar, grandes ondas são feitas, afetando os dois lados. Por meio da Cauda de Ferro, Pikachu liberta o Dragonite enjaulado. Ainda assim, a Equipe Rocket insiste com o Saltitar, o que acaba por fazer a balsa de madeira deles se desfazer e acertar o Pokémon baleia, de modo a irritá-lo e o fazer criar grandes ondas e um redemoinho. Nisso, Ash é arremessado para fora do Dewgong.

Enquanto o garoto despenca em direção ao redemoinho, Dragonair voa e o alcançar, mas a sua pele escorregadia não o permite se segurar em si. Para salvá-lo, o Pokémon evolui e o segura com os seus braços, pouco antes de o outro Dragonite ir até a Equipe Rocket e os fazer decolar. Assim, enquanto os dois da mesma espécie se cumprimentam, Ash diz a Go que descobriu porque a forma final da linha evolutiva do Dratini é tão distinta das duas outras: ele ganha membros para poder proteger os demais do seu grupo ou o seu treinador.

Na hora de voltarem para casa, o recém evoluído Dragonite puxa Ash e pede para ir com ele, por isso o garoto o captura. No Laboratório Sakuragi, o professor se impressiona com as descobertas e pede para que, visando manter o mistério encantador em torno da situação, não divulguem os dados coletados sobre a Ilha Dragonite. Com isso, Sakuragi recebe um abraço do mais novo Pokémon do Ash.


DEBATE

Duas abordagens muito importantes do episódio são sobre a linha evolutiva do Dratini, mais interna, e a localização da Ilha Dragonite, mais externa. A primeira foi um diálogo simples, mas genial, principalmente por terem resolvido explicar algo que os fãs se questionam bastante. Talvez a conclusão não tenha sido o mais objetivamente convincente, mas faz muito sentido se pensarmos pelo lado da seleção natural estudada pelos biólogos, por exemplo. Enfim, um referência básica às próprias dúvidas dos telespectadores!

Sobre a localização da ilha em destaque no episódio, tudo precisa ser levado em conta. Primeiro, os protagonistas foram para um lugar no qual muitos Dewgong podiam ser pegos, o que, nos jogos, seria ou as Ilhas Espuma ou as Ilhas Sevii. Sendo assim, o mais provável é que o habitat dos Dragonite fosse justamente em uma dessas regiões, porém, por a segunda opção ser muito próxima das Ilhas Laranja, e os garotos terem nadado bastante para chegarem ao local, há uma possibilidade de terem sido nelas também. Não dá para se ter certeza, mas existem esses três mais prováveis alternativas para abrigarem esses Pokémon.

Mas, por que um Dragonite para o Ash? Primeiramente, esse Pokémon deixa algo bem nítido nesse novo anime, que, pela primeira vez, o protagonista vai voltar a pegar Pokémon de regiões pelas quais já passou, o que era esperado. Deve-se lembrar que isso apenas era feito quando o monstrinho ganhava uma evolução na região atual em que estava, como foi o caso do Gligar. Assim, entende-se que o garoto pode pegar, agora, livremente Pokémon de seja qual for a geração.

Diante disso, tratando-se de Kanto, Dragonite é uma excelente e compreensível escolha por diversos motivos: a sua tipagem, pois Ash não tem nenhum do tipo Dragão de Kanto, algo que faz sentido seguirem para selecionarem quais Pokémon de antigas gerações serão pegos por ele; e o status de ser um novo e o único Pseudo-Lendário com o herói. Para isso, deve-se lembrar que Gible ainda não é considerado um por não estar no estágio final, e Goodra não está com nenhum dos três professores que tem cuidado dos monstrinhos do garoto. Querendo ou não, ter um Pokémon com essa classificação costuma ser algo bastante positivo para a imagem do treinador.

Outra questão, que, por acaso, é a minha favorita, é a quebra de personalidade. Geralmente, Dragonite são representados como fortes, sérios e ou até durões, como o caso do da Iris. O do Ash parece ser igualmente forte a qualquer outro antes aparecido no anime, apesar de ainda precisar de treino, mas, ao mesmo tempo, é extremamente dócil e ama abraços, o que foge totalmente do padrão idealizado pelos fãs ao pensarem no Pokémon. Por isso, acredito que fazer o garoto ter um com características tão diferentes do normal, mas sem perder necessariamente o desempenho e o poder, é mais do que válido para justificar darem foco novamente para o dragão. E ele fazia isso desde a forma de Dragonair, o que mostra como alguns traços são mantidos mesmo depois da evolução.

Uma nota é sobre os argumentos "deram a ele o Pokémon já evoluído para evitar que o Ash acabasse sem o evoluir" e "ele precisa de uma equipe de campeão". O primeiro não faz sentido algum de diversas formas, até porque para os Pokémon do Ash evoluírem basta as pessoas por trás da animação quererem, não é como se eles tivessem que fazer o garoto capturar um Pokémon na última forma para evitar que, por conta própria, o personagem dentro do desenho resolvesse não evoluir os seus Pokémon. Vamos nos lembrar que as mesmas pessoas que resolvem em qual estágio capturar o monstrinho são as que escolhem se ele evolui ou não, ou seja, sem sentido esse justificativa.

A respeito da equipe de campeão, faz sentido o argumento, realmente o Dragonite é incrivelmente forte, como dito que também é um Pseudo-Lendário nessa última forma, mas nos lembremos do que o próprio anime ensina. Independente de quantos e quais Pokémon o Ash capturar, ele ainda terá um Pikachu não evoluído no ombro dele e isso não faz dele menos campeão. Sim, nos jogos a maioria dos Pokémon se tornam melhor competitivamente ao evoluírem, mas não é regra, sobretudo no anime, pois isso nem existe nesse universo. A animação serve para sentimentalizar um pouco mais o universo dos jogos, mas isso é tema para outro post. Apenas quis trazer esse ponto de que Pokémon evoluídos não significam imbatíveis e melhor do que as pré-evoluções, ainda que, de fato, a nova captura do herói seja incrível!

O real motivo que tem parecido ser para essa captura já nesse estágio é para que não se gastasse tempo com o desenvolvimento desse Pokémon até que se chegasse à última forma. A justificativa é boa se pensarmos na possibilidade de o Ash capturar mais de cinco Pokémon nessa atual série, o que é muito possível, mas, se for para ele ter uma equipe fechada de seis monstrinhos com o Pikachu, cortar o progresso do Pokémon é uma medida muito negativa e desnecessária para a trama. Pensaremos na melhor das hipóteses até haver a certeza.

Ainda falando dos motivos que podem explicar essa captura, agora que o garoto é um campeão, ter um Dragonite pode ser uma grande simbologia envolvendo dois personagens: Lance, como uma representação da equivalência de poder por ter o Pokémon que é o seu principal companheiro nas batalhas; e Drake, o primeiro campeão a ser derrotado pelo herói, sendo o seu maior parceiro também um Dragonite que foi derrotado pelo Pikachu nas Ilhas Laranja, as quais, por sinal, podem ter sido onde o episódio se passou.

Por fim, a ideia de mostrar a forma de Dragonair antes mesmo de evoluir o Pokémon para o Ash capturar pode fazer referência ao episódio banido "The Legend of Miniryu", ou "A Lenda do Dratini", em livre tradução. Isso porque Ash salvou e fez amizade com um Dragonair e um Dratini, por isso teria conhecido e se conectado com o Pokémon ainda nesse estágio do meio, para depois vê-lo se tornar Dragonite, trazendo a explicação do aparecimento dos membros. 


CONCLUSÃO

Muitas são as possíveis justificativas para Ash ter pego um Dragonite: sobre o estágio final, o mais provável é para evitar gastar o maior tempo de tela com o Pokémon, para que seja melhor dividido com outros que entrarão na equipe dos protagonistas; e a respeito da espécie em si, tem a sua tipagem, o seu status de Pseudo-Lendário, a sua personalidade fora do habitual, uma possível referência ao episódio banido da primeira série e, talvez, simbologias envolvendo dois campeões que fizeram parte da vida do herói.

O episódio passou uma boa mensagem ao trabalhar a questão da linha evolutiva, por mostrar que os roteiristas prestam atenção nos questionamentos dos fãs, além de trazer três distintos locais onde ele pode ter se passado. Também vale o destaque para, nessa série, Pokémon das sete primeiras regiões voltarem a ser pegos, o que permite inúmeras possibilidades! Poderia trazer um post de teorias sobre as próximas capturas do Ash na minha opinião, caso queiram. Por hora, é isso! Espero que tenham gostado da análise!


Leia Também:

Sobre Ersj
25 anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar