Pocket Monsters: A Maldição de Gengar!
Olá, Thunders!
Gengar não apenas retornou para o anime, como também trouxe uma tocante história com ele. Afinal, o Pokémon realmente amaldiçoava o primeiro treinador? Discutiremos sobre isso.
RESUMO

Gengar começa a atacar a todos, até que Ash pede para que ele pare. Imediatamente, o Pokémon fica invisível e entra na sombra do garoto, enquanto Sakuragi e Renji se juntam aos demais para organizarem a bagunça. Enquanto os assistentes teorizam o porque disso, o professor revela que quando comprou a propriedade foi avisado de atividades poltergeist no local (manifestações físicas e sobrenaturais), mas comprou mesmo assim por achar que seria divertido. Como nunca ocorria nada demais além de alguns objetos derrubados ou portas batendo, ele achou que ficaria tudo sempre assim.


Ao ouvir o antigo treinador dizer que se arrependeu de ter o capturado, Gengar se enfurece e o ataca, mas é parado por Pikachu. Ash tenta acalmar o Pokémon, mas o outro garoto continua a ofendê-lo por dizer que só traz problemas, assim, vai embora amedrontado. Entristecido, o fantasma foge, o que faz o garoto de Pallet ir atrás dele. Nesse momento, Scorbunny percebe que Goh desistiu da captura por notar a preocupação que seu amigo sente pelo Gengar.
A Equipe Rocket acha Gengar e o convida para fazer parte do time, mas ao negar o pedido por não confiar em humanos, prendem-no com um sugador de ectoplasma. Os protagonistas chegam e Pikachu liberta o Pokémon preso com a Cauda de Ferro. Com ele solto, Ash o convida para batalhar ao seu lado e diz confiar nele. Assim uma combate em dupla ao lado do Pikachu se inicia, enfrentando dois Dusclops disponibilizados pela máquina de bolinhas.
De forma geral, Pikachu fica em desvantagem na batalha, mas Gengar lida bem com os dois outros do tipo Fantasma e os derrota com os golpes Sombra Noturna, Soco de Gelo e Bola Sombria, fazendo a Equipe Rocket decolar de novo. Embora Ash esteja feliz, desmaia por conta da maldição. Depois de um tempo, acorda no seu quarto e descobre que estava com febre, além de receber uma maçã e uma Pokébola do Pokémon Fantasma, o qual aceita se juntar ao seu time.

Com Gengar capturado, Goh lamenta por não ter o conseguido, mas recebe o consolo de Scorbunny. Ash tenta cumprimentar o novo companheiro, mas o Pokémon fica invisível, deixa dezenas de maçãs para que o garoto coma e sobe para o seu lugar de costume, o topo do laboratório, onde come uma maçã contente por sua decisão.
DEBATE


E se tratando do antigo treinador? Ele também estava amaldiçoado? Para isso, é importante se considerar quem conta a história. O próprio jovem relata sobre o que aconteceu com ele, com concordância da possível namorada, e colocam em Gengar a culpa por tudo de negativo que estava ocorrendo. A julgar por sua personalidade, não é de se surpreender que, por ser frio e orgulhoso, tenha preferido culpar o Pokémon que coincidente capturou na época do azar do que atribuir os seus fracassos a si. Então, Gengar é inocente? Isso não é confirmado, mas creio que sim, pois ele não parecia sentir raiva ou gostar de pregar peças em seu treinador. Basta observar a forma inocente e meiga como se despediu e aguardou o jovem retornar para buscá-lo.
Inclusive, sobre o abandono, foi extremamente cruel. Até mesmo um Pokémon como ele, geralmente visto como durão, sofreu por inocentemente aguardar por três anos um alguém que prometeu voltar, mas nunca cumpriu a sua palavra. Ter ficado tão irritado quando ouviu o antigo treinador dizer que foi bom se livrar dele foi mais do que compreensível. Isso tudo deixa nítido que Gengar não tinha pretensão alguma de dar azar ao jovem, ele realmente gostava dele, mas não era correspondido da devida forma, ao contrário, foi culpado injustamente e deixado para trás.

Outra referência para além do Haunter é a existente na camisa em que o Ash usa no momento da captura. Essa foi notada por muitos, sendo a de um Charmander, que, para quem bem se lembra, foi abandonado e enganado pelo seu treinador também, antes de ser pego pelo garoto de Pallet. Outros Pokémon passaram por isso, mas, a ter um conflito direto entre o protagonista e o antigo dono do monstrinho e também haver profundidade na história, o inicial de Fogo de Kanto foi o primeiro.

CONCLUSÃO

As referências feitas ao Charmander e, possivelmente, ao Haunter são muito boas de se acompanhar, já que revela a vontade dos roteiristas de agradar aos telespectadores. Ademais, Gengar se mostrou bastante forte e tem muito a somar na aventura do herói. Quem não ficou de coração partido por vê-lo sorrir sentado, esperando o treinador voltar? E sobre o Ash, será que em algum momento ele consegue pegar algum Pokémon antes do Goh? Ainda não há como saber, mas foi muito legal por parte do segundo desistir da captura pelo amigo.
Leia Também:
Pocket Monsters: Fenômeno do Dynamax e Gigantamax!
Pocket Monsters: O Funcionamento das Reides!
Pocket Monsters: Família e Compreensão do Goh!
Postado por
Ersj
às
12:00 em 14/05/2020

Sobre Ersj
25 anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net