Olá, Thunders!
Depois de problematizar o "time de campeão" do Ash, seguindo a ideia de postagens mais originais e da criação de um público especializado, trago-lhe uma análise sobre a criação da Exibição Pokémon em Kalos. Seria a ideia da Performer Pokémon uma concepção homofóbica e sexista do papel de garotas e garotos no mundo Pokémon?

Exibição Pokémon, ou Pokémon Showcase, é uma competição exclusiva da região de Kalos e existente apenas no anime. Ela pode acontecer em diferentes cidades, admite a utilização de até seis Pokémon e é dividida em duas classes: Iniciante e Mestra. Na primeira, existem duas etapas: a Apresentação Temática, a qual pode abranger diferentes atividades de acordo com a competição e possui distintos critérios para que se vença, além de três participantes competirem entre si por vez; e a Apresentação Livre, que é igual em todas as competições, consistindo na performer e seu Pokémon se apresentando no palco da forma que preferirem, contanto que ambos participem da atuação. Para se declarar o vencedor, a plateia vota por meio de bastões luminosos na chave de coração das finalistas, de acordo com a cor de cada uma, ganhando uma Chave da Princesa a que receber mais votos.

Por outro lado, a Classe Mestra é equivalente à Liga Pokémon para os treinadores ou ao Grande Festival para os coordenadores, da qual só participa as performers que conseguirem vencer três exibições da Classe Iniciante, por consequência tendo três Chaves da Princesa. Nela, apenas ocorrem Apresentações Livres, onde as participantes se enfrentam de três em três consecutivamente, avançando para a fase seguinte a que receber mais votos da plateia e dos que assistem por aparelhos eletrônicos. Antes da semifinal, cada performer deve atuar com apenas um Pokémon, mas nela se usam dois para ser decidido a que irá para a final, etapa que permite até 6 Pokémon e em que a atual Rainha de Kalos, vencedora da última Classe Mestra, deve tentar defender o seu título. Se vencer, a performer ganha um troféu, uma tiara e o título de nova Rainha de Kalos, mas, se não, ele continua com a que já o tinha.

Com a competição explicada, onde surge o problema? Bem, somente existem Performers Pókemon do sexo feminino, sendo essa uma das principais regras. Inclusive, esse é o primeiro evento de gênero específico a ser o objetivo de um personagem principal do anime. De qualquer forma, a Exibição Pokémon levanta alguns questionamentos para alguns fãs. Por que só pessoas do gênero feminino podem participar? Exibições tirariam a masculinidade dos garotos? E quem não liga para o padrão "masculino", não pode participar da mesma forma? Tudo se torna ainda mais complicado quando é feito um paralelo com os Contests (Concursos Pokémon), os quais são bem semelhantes e permitem ambos os gêneros participarem, dando a ideia, por ser mais antigo, de ter ocorrido uma regressão.

Daí surge a ideia de sexismo, que determina as atividades e comportamentos feitos por mulheres e homens. Nesse caso, apresentações com os Pokémon, danças e as mais diversas provas da Apresentação Temática, como cozinhar e estilizar seus companheiros, seriam vistas como realizações exclusivamente para o gênero feminino. A impossibilidade de um homem participar reforçaria isso, por não caber a eles realizar nenhuma dessas atividades "femininas". Porém, além de estimular os padrões sociais e separar tarefas por gêneros, existe a questão dos homens que não se importam em realizar essas tarefas e mesmo assim não são retratados. Por ser uma fuga do padrão, erroneamente costumam ser classificados necessariamente como gays, o que leva a reflexão sobre o anime não querer retratar nenhum garoto nas Exibições Pokémon para evitar mostrar personagens LGBTQIA+, caracterizando a homofobia.

No entanto, é necessário ter entendimento do contexto e conhecimento para se fazer uma boa análise de algo a ser criticado. Então, primeiro, qual a origem da Exibição Pokémon? Diferente do que muitos pensam, não foi uma competição aleatória criada só para a Serena, uma garota, participar e fazer "coisas de menina". Ela é inspirada nos Concursos de Beleza, competições que julgam e classificam os atributos físicos, personalidade, inteligência, talento e a capacidade do competidor de responder perguntas dos jurados, o que explica a Apresentação Temática e a Apresentação Livre. Por sinal, todos esses critérios foram vistos no anime, incluindo as perguntas em um quiz.

Entre os Concursos de Beleza, destacam-se os Quatro Grandes (Big Four), mais prestigiosos e amplamente cobertos e transmitidos pelas mídias, sendo eles: Miss Universo, Miss Mundo, Miss Internacional e Miss Terra. E, pasmem, só mulheres podem participar desses quatro concursos. A partir daqui, nota-se que a Exibição Pokémon foi mais do que somente focada em Concursos de Beleza, mas sim nos maiores, o que faz total sentido para representar a grandiosidade do título de Rainha de Kalos. Ainda não convencido da inspiração? A vencedora desses concursos é denominada de Rainha da Beleza.

Alguém que deixa ainda mais claro esse paralelo é a Palermo, ou Paloma, produtora famosa e ex-Rainha de Kalos que serviu como mentora para Aria, atual rainha, e se ofereceu para fazer o mesmo com Serena. A personagem teve seu design possivelmente inspirado em Miranda Priestly, personagem fictícia da comédia "O Diabo Veste Prada", sendo editora-chefe da maior revista de moda do mundo. Além do mais, o nome original da Arial, Elle, pode ter vindo da revista mundial de origem francesa com mesmo nome, focada em moda, beleza, saúde e entretenimento. Um dos seus fundadores foi Pierre Lazareff, cujo primeiro nome é o mesmo dado ao locutor das Exibições Pokémon. Isso sem contar que Kalos foi baseada na França, dando ainda mais sentido a essas conexões.

Por outro lado, os Concursos Pokémon do anime são baseados em mecânicas existentes dentro dos próprios jogos, como uma adaptação. E, nos jogos, o jogador, independente do gênero, tem a chance de participar deles, o que explica na animação ser da mesma forma. No caso dos Contests, se no anime só deixassem garotas participarem, aí sim seria um posicionamento sexista dos roteiristas, visto que estariam limitando as mulheres apenas por não acharem adequado para os homens. Ainda assim, não se deve negar que os remakes dos jogos de Hoenn logo após Pokémon X & Y devem ter influenciado na criação de um concurso semelhante, já que se trata da região originária deles, contudo, isso deve ter partido mais na decisão da criação do que no desenvolvimento, pois, como já dito, os Concursos de Beleza que acabaram por ser a grande base.

Então, mesmo que tenham detalhes semelhantes, a Exibição Pokémon não foi exclusivamente baseada nos Contests, no máximo os bastões luminosos por conta dos ramakes Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire, e não pode ser considerada uma versão sexista deles por não ter a mesma inspiração como base. Nas exibições só existe performer mulher porque nos grandes Concursos de Beleza só existe miss mulher. Da mesma forma, apenas existe Rainha de Kalos porque só existe Rainha da Beleza. Ainda que um homem não ligue para participar, independente da sexualidade, isso não é possível nos concursos do nosso mundo, o que explica não ser também em Pokémon, não se tratando de homofobia ou padrões de masculinidade. E por que competições baseadas em Concursos de Beleza justo em Kalos? Segundo Junichi Masuda, o nome da região vem de "beleza" em grego, o que faz total sentido.
Espero que tenha gostado da abordagem do tema, principalmente se é um fã das exibições ou da trajetória da Serena. Observo muitos criticarem as Exibições Pokémon e as apontarem como Contests sexistas simplesmente porque os roteiristas quiseram fazer assim, por isso achei que seria importante mostrar que não foi uma competição criada do nada, mas sim inspirada em outra real, o que resultou em certas limitações. Bem, agradeço pela atenção e adoraria saber a sua opinião também!
Leia Também: