Olá, Thunders!
O primeiro episódio focado em um Lendário/Mítico, já com a ideia de Goh capturá-lo, finalmente ocorreu. Com base no que foi mostrado e no que conhecemos da franquia, é possível concluir que ele terá algum desses raros Pokémon? E como os Times do Pokémon Go se conectam com a história?
RESUMO
Para compensar o dia quente, os protagonistas aproveitam maravilhados uma máquina eletrônica de gelo raspado, mas Chloe não entende o motivo de tanta animação, e o objeto deixa de funcionar. A garota chama atenção do seu amigo mais próximo para dentro do Laboratório Cerejeira, no qual as luzes piscam. Ash supõe que seja mais uma pegadinha de Gengar, e Goh deduz que talvez se trate de um apagão. O professor surge e diz que detectaram uma forte energia biológica, o que indica a aparição de um Pokémon raro. Diante das evidências e das nuvens tempestuosas que surgem no litoral, Goh conclui que Zapdos está para surgir.

Próximo ao porto, Goh verifica os detalhes de Zapdos na Pokédex e avisa pelo Rotom Phone, ao Professor Cerejeira, que ainda não teve sinal algum dele. Ash se anima para conhecer o Lendário que está entre as nuvens e começa a discutir com seu amigo para ver quem irá batalhar primeiro com a ave, com Goh decidido a capturá-la e usar Flygon por possivelmente se tratar de um confronto aéreo. Porém, as nuvens tempestuosas são desfeitas por uma ventania, o que faz os jovens seguirem o caminho de volta para o Laboratório Cerejeira. Ash se mostra decepcionado por nem ter conseguido ver Zapdos, e Goh propõe uma reflexão no estilo de "quem veio primeiro, o ovo ou o Pokémon?", sobre se a ave procura nuvens de trovão para viver ou se as nuvens se formam ao redor dela.

Os garotos encontram Chloe na parada de ônibus, que explica que seu pai não poderá buscá-la de carro por conta dos problemas causados pelo blecaute. Mesmo que o instituto tenha um gerador reserva, tudo que estava na geladeira descongelou. Porém, a garota revela que sua mãe avisou que em casa a energia funciona normalmente. Goh destaca que, nesse caso, o problema com energia só ocorre naquele área; Ash compara a situação com uma respiração, na qual a energia surge e some semelhante ao ato expirar e inspirar; e os jovens são alertados pelo Professor Cerejeira, por meio do Rotom Phone, que novas nuvens tempestuosas surgiram no porto, sendo pedido que investiguem. Contudo, o treinador de Vermilion avisa que achou uma resposta para a sua reflexão e a sua intuição aponta que está certo, o que o faz puxar Ash para uma direção oposta e deixar Chloe intrigada com a forma como se parece cada vez mais com o garoto de Pallet.

Goh leva Ash até a usina que fornece energia ao Laboratório Sakuragi. O treinador de Pallet destaca que não há nuvens tempestuosas ali, mas o de Vermilion revela que sua conclusão é de que o Pokémon veio primeiro, portanto, Zapdos não surge das nuvens tempestuosas, ou seja, pode muito bem estar na usina. Assim, entram no local e dão logo de cara com a Equipe Rocket, questionando se os vilões quem causaram o apagão. Porém, o quarteto explica que estão ali para explorar a usina como uma segunda base em potencial para o grupo. A conversa é interrompida pelo grito de Zapdos, que os faz correr até uma sala com o teto de vidro quebrado, na qual a ave está em cima de um gerador.

Todos se encantam com o Lendário, e Goh descobre estar certo sobre Zapdos estar estocando energia da usina, por isso ela surgia e desaparecia como uma respiração. Ash concorda e se prepara para batalhar ao lado de Pikachu, enquanto o outro protagonista avança com Raboot. Para também participarem, Jessie e James chamam Pelipper e a máquina de bolinhas, da qual libertam, respectivamente, um Rhydon e um Stunfisk. Os Pokémon dos heróis são atacados e derrubados por um choque de Zapdos, mas os dos vilões resistem por serem do tipo Terra, dando esperanças a eles de que vencerão.

Rhydon ataca com o Chifre Broca, e Stunfisk com o Revolver D'água, mas nenhum dos dois consegue acertar Zapdos, que está em um ponto alto. Pikachu e Raboot tentam avançar com o Ataque Rápido, mas são pegos pelo Trovão. Ash diz querer batalhar mais, e Goh querer capturar o Lendário, fazendo surgir uma rivalidade com a Equipe Rocket, que planeja pegá-lo também. No entanto, decidem se unir para uma Batalha de Reide. Após todos desviarem do Trovão de Zapdos, Raboot e Rhydon investem com o ataque rápido, e Stunfisk é lançado pelo James para que Pikachu suba em cima dele e sigam até a ave também. Enquanto o Pokémon da Jessie protege o do Goh com o seu corpo imune à eletricidade, o do James desvia dos ataques para impedir o do Ash de ser afetado.

Rhydon utiliza a Explosão de Rocha, Raboot o Chute Duplo e Pikachu o Choque do Trovão, mas o Lendário desvia voando e escapa pelo buraco no teto. Os protagonistas pensam em ir até o telhado para continuarem a batalha, mas só Goh consegue entrar no elevador, pois a Equipe Rocket decide voltar com o plano comum de pegar o Pikachu. Ash pede para que seu amigo prossiga e, assim, é feito, chegando ao telhado e encontrando Zapdos novamente. Diante dele, solta Flygon para ajudá-lo na batalha e pede que use a Garra de Dragão, mas é parado pelo Trovão do adversário. Paralelamente, os Pokémon da Equipe Rocket se divertem com o Choque do Trovão de Pikachu, e os vilões comemoram antecipadamente a chance de vitória.

Continuando o confronto, Flygon acerta um Sopro do Dragão, e Goh lança a Pokébola para tentar a captura, mas não consegue. Com o Pokémon ainda livre, o garoto fica confuso sobre o que fazer, até que vê a Equipe Rocket decolar e seu amigo ir até ele para animá-lo. Raboot pula nas costas de Flygon e ambos avançam para ficar o mais próximo possível do oponente, que insiste em acertar o Trovão. Ao alcançaram a proximidade planejada, o inicial evoluído tenta atingir a ave com o Chute Duplo, mas não a alcança e é acertado pelo Trovão. Flygon o salva antes que caísse no chão e o leva até o seu treinador, que se entristece, mas ganha força novamente ao ver Raboot voltar a ficar de pé.

Em uma nova tentativa de avanço, ao chegar próximo do Lendário, Flygon utiliza o Meteoro de Dragão. Enquanto Zapdos destrói os meteoros, Raboot os usa para se aproximar, até que, de frente para a ave, atingi-a com o Chute Labareda, ao invés do ordenado Chute Duplo, e a derruba no chão. Goh corre para ajudar seu Pokémon que também estava caído, mas ele pede para que a Poké Bola seja lançada, justamente o que é feito para capturar Zapdos. Entretanto, quando tudo dá a entender que o Lendário foi capturado, um raio cai do céu e destrói a Poké Bola. Liberta, a ave invoca nuvens de trovão, com três deles atingindo Pikachu. Ash vai ajudar seu Pokémon, mas percebe que ele somente foi energizado.

Goh nota diversos outros Pokémon do tipo Elétrico ao redor da usina: Electabuzz, Magnemite, Magneton e Voltorb. Zapdos faz trovões caírem das nuvens e energizarem todas as criaturinhas ali presentes, sob a observação de Ash de que o Lendário compartilha o trovão e a dublagem dele para mostrar o que Zapdos quer dizer com aquilo, que seria uma preocupação com os demais e uma forma de mostrar estar bem. Goh não parece entender muito, mas se esforça para captar a mensagem. A ave começa a se afastar, sob a lamentação dos heróis, mas Goh decide deixar a captura para depois, ao notar como os seus Pokémon estão enfraquecidos. Apesar disso, ele se anima com Ash, e todos se despedem de Zapdos com a promessa de uma outra batalha. Após o sumiço do Lendário entre as nuvens, o céu clareia.

Mais tarde, no Laboratório Cerejeira, o professor mostra os dados de uma tempestade que surgiu ao mar a sudoeste pela manhã, registrada como uma colisão com uma energia biológica, mas desapareceu. Goh questiona se se trata de Zapdos, algo confirmado por Cerejeira, que explica que o Lendário deve ter ido à usina para descansar, após ter se enfraquecido com a tempestade, e absorver energia de lá. O garoto de Vermilion entende que as nuvens tempestuosas surgiram na cidade justamente pela aparição da ave, ou seja, ela pode aparecer entre essas nuvens ou criá-las. O professor complementa que Zapdos, além de controlar os trovões, ganha força deles e agradece aos garotos pelos dados. Então, Ash questiona se primeiro vem o banho ou o lanche da tarde, entrando em consenso com o amigo que será a segunda opção.
DEBATE
Uma incrível referência foi feita a Usina Elétrica de Kanto. Sabe-se que esse local dos jogos nunca chegou a ser mostrado no anime, e, a julgar pela proposta atual de apresentar lugares que antes não apareceram, fez muito sentido que tenha ocorrido essa referência. Não chegou a ser exatamente o mesmo lugar, exceto se no anime foi transferido para Vermilion, mas é inegável que quiseram fazer essa ligação. Outro ponto de interesse são os Pokémon que apareceram por lá, exatamente os mesmos do tipo Elétrico encontrados na Usina Elétrica, restando apenas o Electrode, que era encontrado de uma forma diferenciada, mas seria legal ter aparecido mesmo assim.

Outra referência feita foi ao Pokémon Go. Aos que não simpatizam com o jogo, vale destacar que existem três times para os jogadores, cada um ligado a uma respectiva ave lendária: Instinto (Zapdos), Valentia (Moltres) e Místico (Articuno). Esse detalhe pode indicar certa conexão que traçarão entre Goh e o trio de Lendários, sendo interessante notar que o que levou o personagem até o Zapdos foi a sua intuição, o seu instinto. Talvez, no episódio do Moltres tenha algo que faça o protagonista querer provar seu valor, enquanto no do Articuno trataria o lado místico e analítico. Ainda nesse tema, pelo que a Chloe disse, o time do Ash no Pokémon Go seria justamente o Instinto, por insinuar que é algo característico dele, mas que Goh mostrou também ter.

Aproveitando que a cena foi citada, preciso concordar que Goh tem estado cada vez mais semelhante ao Ash. Sempre fui alguém que quis uma maior evolução do novo protagonista nas batalhas, e isso vem acontecendo. Em alguns casos, ele mostra ser tão estratégico e forte quanto o amigo, pelo menos em relação aos Pokémon menos treinados que o garoto Ketchum tem em mãos na atual temporada. Quando Goh passar a derrotar Lendários, isso pode levar muitos a o acharem mais forte, o que é um problema, pois, se Ash é batalha e Jornadas tem feito ele perder o interesse por capturas, e Goh é captura e está cada vez melhor em batalhas, ele será como uma forma "aprimorada" do amigo, sendo a maior diferença a personalidade, que, com o tempo, tem se tornado muito semelhante também. De qualquer forma, ainda possuem diferenças, e foi divertido ver que Ash não entendia a observação teórica do Goh, enquanto o segundo não entendia o sentimento que o primeiro conseguia expressar de Zapdos.

Mesmo que possa ter ficado ambíguo na discussão entre Ash e Goh, acredito que o primeiro protagonista não quis dar a entender que gostaria de capturar Zapdos, somente queria batalhar com ele antes do amigo. Então, não há muito para se reclamar aqui. Porém, mais uma vez, no ápice do confronto contra o Pokémon "poderoso" do episódio, Ash foi afastado do Goh e colocado para enfrentar a Equipe Rocket, como se fosse algo realmente desafiador, não tendo participação relevante na trama pelo resto do episódio; e Goh deixou o amigo para trás para cumprir o seu objetivo. Essa narrativa tem se tornado repetitiva e, pelo visto, será sempre usada quando Goh for desafiar e capturar Pokémon mais aclamados pelos fãs.

O que de fato é uma Reide ficou mais aberto no anime. Antes, entendia-se que o Pokémon teria que surgir de uma forma grandiosa para que treinadores se reunissem ao redor dele e a denominada Reide começasse. Contudo, pelo que deu a entender agora, basta alguns treinadores se juntarem para batalhar contra um Pokémon específico que a nomenclatura é adequada. Por um lado, essa maior flexibilidade do que é a mecânica pode torná-la mais banal, mas, por outro, faz bastante sentido, então, não acredito que, se bem trabalhada, represente um problema.

Sobre a participação de Zapdos no episódio, foi legal a relação dele com as nuvens de tempestade, além das referências já citadas e a conexão com os Pokémon do tipo Elétrico da usina, trazendo a ideia muito conhecida no anime do Lendário como um protetor da natureza ou de outras criaturinhas. Porém, preciso admitir que não gostei muito da Reide contra ele. Não é a primeira vez que fazem a ideia de a distância do Pokémon voando não permitir que o acertem, mas Zapdos nem sequer estava muito alto dentro da usina. Em uma outra batalha qualquer, os Pokémon conseguiriam acertá-lo, isso sem contar que seu voo estava lento para que desviasse de todos os ataques com facilidade.

E quanto ao Goh, ele tentou capturar o Lendário depois de acertar somente um ataque. O problema em si não é usar uma Poké Bola, pois é possível capturar Lendários e Míticos com ela, somente a chance se torna um pouco mais baixa quando comparada a uma Ultra Bola, por exemplo. Depois, ele acerta mais um ataque e tenta capturar de novo. Sinceramente, se a captura fosse feita daquela forma, seria muito forçado, por isso, achei justo que Zapdos tenha escapado. Vale mencionar também que Goh ficou perdido sem saber o que fazer quando perdeu a primeira Pokébola, mas isso não fez sentido, pois ele já havia feito uma batalha bem mais desenvolvida antes contra Flygon. Independente disso, Raboot pôde brilhar com determinação e aprendendo o Chute Labareda. Uma outra luta contra Zapdos foi prometida, mas não acredito que venha a acontecer, focar um outro episódio de Jornadas na captura desse Lendário, exceto se essa série for maior que o habitual e a ideia de viagem entre as regiões for mantida por mais anos.

Tendo em mente a participação de Zapdos e a tentativa de captura do Goh, a ideia é que em algum momento o novo protagonista consiga o seu Lendário/Mítico. Não sou do grupo que acha que ele não merece capturar nenhum, acredito que seria muito interessante que viesse a ter um ou outro, da mesma forma que também seria se Ash conseguisse, mas sou contra a ideia de Goh capturar todos os Lendários/Míticos. Ainda que fossem usados em uma ou outra batalha, esses Pokémon ficariam meio que banalizados, primeiro por perderem o seu papel na natureza; e segundo por, certamente, nem sempre serem usados, ainda que tenha sido capturados.

Ainda vale destacar que nem todos os Lendários/Míticos caberiam no Laboratório Cerejeira, um possível indício de que ou Goh não terá nenhum, ou, pelo menos, apenas os menores. Para além, vale mencionar algo já antes dito, que se o personagem tiver os Lendários, muitos fãs podem considerá-lo mais forte que Ash, algo ruim para a separação que construíram de Ash-batalhas e Goh-capturas. Por fim, perderam uma ótima chance de fazer o protagonista mais velho explicar ao Goh o motivo de não capturar Lendários/Míticos, ou pelo menos não conscientemente, como foi com Melmetal, sem saber do que se tratava, e Naganadel, conquista temporária a pedido da Samina.
CONCLUSÃO
Ainda que incerto, Lendários e Míticos podem ser capturados pelo Goh sim, mas não todos! O espaço do Laboratório Cerejeira, o papel de muitos na natureza, a aparição reduzida deles em tela e a força que dariam ao Goh em comparação ao Ash são pontos que tornam questionáveis a certeza que muitos têm da obtenção de todos esses Pokémon. Nessa ideia, também é importante lembrar que Pokémon Lendário/Mítico pode ser capturado em Poké Bola, o que de fato se mostra negativo é Goh fazer isso sem acertar muitos golpes.
De forma geral, o episódio foi incrível! É sempre bom ver o anime focar em um Lendário, e a aparição de Zapdos com destaque na usina que fez referência a Usina Elétrica de Kanto, a interação com outros Pokémon do tipo Elétrico e referência ao Time Instinto do Pokémon Go foram geniais, abrindo portas para referências também com Articuno e Moltres. O conceito de Reide no anime se tornou mais amplo, englobando, aparentemente, qualquer batalhar contra um Pokémon forte feita por vários treinadores em conjunto. Por outro lado, a Reide em si não foi tão emocionante, reutilizou mais uma vez a ideia de Ash ser afastado pela equipe Rocket para Goh brilhar sozinho e deixar o amigo para trás, e fizeram de forma estranha a distância e desvio de Zapdos para escapar dos ataques.
Gostaria de saber de você: acha que fazer o Goh ficar muito forte em batalhas e ter Lendários em seu time é ruim para o Ash, já que destacam tanto que ele é o protagonista dos confrontos? Qual Lendário quer ver depois de Zapdos? Acredita que Goh capturará todos? Apenas gostaria de lembrar que não acho os Lendário e Míticos os mais fortes Pokémon do mundo, somente me refiro a força que Goh teria por capturá-los devido à supervalorização dos fãs, e porque, querendo ou não, no anime eles parecem ter uma maior importância e poder, já que essa questão foge de IV's e movimentos como nos jogos.
Leia Também: