logo

Pokémothim

Jornadas e a Continuidade Problemática para o Ash!


Olá, Thunders!

Para a alegria dos fãs do garoto Ketchum, os episódios mais recentes estão nos proporcionando continuidades e referências bastante aguardadas desde o início de Jornadas. Mesmo assim, ainda há muitos telespectadores descontentes. Por que o modo como estão nos estregando esses momentos aguardados, ao invés de causar alegria, tem gerado incômodo em uma boa parcela dos fãs? A culpa é do Goh? Convido-os a participarem da reflexão!


Depois de 68 episódios, finalmente aconteceu o que se esperava desde o segundo da atual série do anime, o reencontro entre Ash e os seus Pokémon. Rever o garoto com as antigas criaturinhas foi muito nostálgico, além de gerar belos momentos, porém, não nos foi entregue a respeito disso muito mais do que a prévia do episódio já havia revelado. Claro, deve-se levar em conta que nesse episódio ainda precisava ser feito o retorno do Gary e ser trabalhada a sede de batalhas de Infernape, que, apesar de muito boa, até então só serviu para fazer propaganda de um dos iniciais dos novos remakes na última forma. 

Vocês podem dizer, "ah, mas em Sol & Lua também não mostrou todos os Pokémon do Ash e ninguém reclamou". Na realidade, muitas pessoas reclamaram, porém, existia um motivo por trás que aliviou a situação. Devemos lembrar que a ida ao Laboratório do Professor Carvalho com o pessoal de Alola foi uma forma de referenciar os futuramente lançados, na época, Pokémon Let's Go Pikachu & Let's Go Eevee, tanto que o foco foi dado a alguns Pokémon de Ash de Kanto e aos seus antigos companheiros, Brock e Misty. Mesmo assim, não deixou de ser chata a ausência de várias outras criaturinhas, além da do próprio Tracey, mas uma vez evitado em Jornadas (a injustiça com o personagem é eterna rsrs). Contudo, em Jornadas, uma série que se passa majoritariamente em Kanto, sendo um dos maiores pedidos o retorno dos antigos Pokémon do protagonista pioneiro, não mostrar nem todos e os que mostrar ser por pouquíssimo tempo foi um grande desrespeito com os fãs.

O destaque dado ao Infernape, como há pouco mencionei, deve ter sido devido aos remakes Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl, mas o problema do episódio não foi esse, mas sim na hora da reunião dos Pokémon terem excluído alguns sem que Ash sequer sentisse falta deles. Nem mesmo o Goh pareceu mostrar interesse naquela variedade de Pokémon que ele não havia conhecido pessoalmente ainda. Pior, tirando a adorável cena com Bulbasaur e Charizard, além do clássico cumprimento do Muk e dos Tauros e a relação com Infernape, a interação com os demais foi medíocre. O que dizer daquela Bayleef estática? Ou do Torkoal ausente do grupo de Pokémon do tipo Fogo? Enfim, o reencontro foi bom por conta da nostalgia, por ter sido muito aguardado, mas, em termos de qualidade, ele foi horrível, só foi melhor do que não ter. Lembrando mais uma vez que falo do reencontro em específico, não da trama do Infernape.

A posição de campeão não escapa das continuidades mais recentes que vêm sendo entregues, mas de uma forma jogada. Acredito que o ápice para muitos fãs da não menção do Ash sobre o seu título foi quando ele foi provocado pela Iris, que usou sua qualificação de campeã para se mostrar superior. O garoto Ketchum fez o quê? Ficou calado, "sem ter como contra-argumentar". E esse "sem ter" não é nem na teoria. Alguns podem até dizer que é porque o protagonista é humilde, e eu não discordo que ele seja, mas quantas vezes o próprio não usou suas vitórias, quantidades de insígnias ou colocação na liga para revidar provocações? Ironicamente, a humildade dele só funciona quando é para mencionar que foi o Top 1 de uma região. 

Enfim, recentemente teve um episódio em Alola que destacou bastante por parte de dois garotinhos o fato de o Ash ter sido o campeão da região. Goh até ficou bastante impressionado e perguntou ao seu amigo porque nunca o contou, mas, após o treinador se esquivar perguntando se nunca contou mesmo, o interesse do novo protagonista desapareceu e nenhum detalhe a mais foi mencionado. Faz sentido que dois treinadores que são mais novos tenham Ash como inspiração, pois podem querer se tornar prodígios ainda jovens também, porém, o fato de mais ninguém ali ligar para o herói é o estranho. Quantos não estavam no Estádio Manalo gritando loucamente pela vitória do Ash, seja na sua batalha contra Gladio, seja na contra o Professor Nogueira? Mas, agora, ninguém mais conhece ele ou liga se ele foi campeão. Não faz sentido, é uma continuidade muito falha.

Aproveitando que falamos de Alola, todos que assistiram a esse mesmo episódio mencionado notaram que nada foi dito sobre os colegas de Ash da região, sua "família" ou seus Pokémon. É até compreensível que eles não apareçam sempre, talvez fosse injusto com os demais amigos do herói que deverão voltar uma, duas ou - sonhando muito - três vezes. A questão é que ir para Alola, um local tão pequeno, e nem cogitar rever os amigos já é bem estranho. Pior ainda é os roteiristas não aproveitarem a situação para mostrar ao menos um dos antigos Pokémon. Não precisa ter Ash indo pegar algum deles, somente ele usar no meio do evento e mencionar que quis pegá-lo assim que chegaram à região. Na realidade, nem precisava aparecer qualquer Pokémon, o roteiro deveria no mínimo mencionar "depois de saírem da Escola Pokémon/Casa do Professor Nogueira/etc, Ash e Goh se dirigiram para a ilha deserta", ou qualquer coisa do gênero. Muito semelhante foi quando o garoto Ketchum foi para Pewter e nem sequer cogitou se o Brock estava por lá.

Agora, passamos de amigos que não apareceram para amigos que apareceram. Já fiz toda uma análise sobre o retorno da Dawn, destacando alguns pontos que achei positivos e outros que achei negativos. Resumidamente, gostei do retorno, sobretudo em relação a Cloe, mas, no sentido Ash e Dawn, ele foi péssimo. A interação deles foi mínima, não trocaram muitas experiência ou fizeram referência a aprendizados passados - com exceção do Brock - e nem sequer realizaram o clássico "toca aqui" de sempre. ATÉ EM PRETO & BRANCO (BW) ELES FIZERAM O "HIGH FIVE"! Preto & Branco, a série odiada pela maioria dos fãs. Por isso, foi um episódio legal para recuperar a personalidade da Dawn e a fazer passar algum ensinamento para a Cloe, mas em termos de continuidade da jornada dela com o Ash e da relação que eles construíram, infelizmente, foi terrível.

Por fim, cabe citar brevemente o Campeonato Mundial Pokémon, ou Campeonato da Coroação Mundial (como ficou na dublagem brasileira, devido ao nome adotado pela estadunidense). O torneio tem trazido grandes personagens do passado e alguns novos dos jogos, mas, no geral, as batalhas contra eles demoram muito de uma para outra, o que faz com que menos personagens retornem; e são muito curtas, mas utilizando Pokémon fortes e grandes ataques para aparentarem ser batalhas fenomenais e todos aplaudirem. Outro ponto que quero destacar é que, para mim, a batalha contra Volkner foge desses problemas, talvez eu até traga uma postagem sobre ela, mas, no geral, a continuidade no campeonato tem sido assim.


Depois de todos esses apontamentos, acredito que fica mais fácil entender porque muitos fãs do Ash continuam frustrados. Quando se espera por uma continuidade e ela é colocada de qualquer forma, é óbvio que haverá inquietude. Sempre vai ter alguém que reclama, mas quando é mal feito, muita gente acaba compartilhando dessas críticas negativas. De qualquer forma, é importante romper com a guerra entre fãs do Goh e do Ash. Os fãs do herói de Pallet precisam entender que um desenvolvimento bom para Goh não resulta necessariamente em um ruim para Ash, no máximo a maior quantidade de episódios focada no primeiro e a velocidade da evolução dele prejudicam um pouco o tempo dedicado ao progresso do treinador mais antigo, mas dá para fazer melhor essas continuidades mesmo com todo o destaque do novo protagonista. Por outro lado, os fãs do Goh precisam entender que os do treinador de Pallet têm direito de se frustrar sim, pois ele ainda é colocado como protagonista do anime e, mesmo que não fosse, é um personagem regular que tem muitos fãs (assim como a maioria) que gostam ou não do que está sendo feito com ele. Então, vamos evitar continuar uma discussão que não vai solucionar o problema. Ash está tendo um continuidade muito ruim, os fãs têm direito de estar com raiva, mas não precisam culpar o Goh e nem serem atacados pelos fãs dele, capiche?


Leiam Também:
Sobre Ersj
25 anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar