logo

Pokémothim

O Retorno da Dawn Foi Satisfatório? (Atualizado)


Olá, Thunders!

Como começar? Eu sinceramente espero que vocês não tenham desistido de mim. Depois de mais um tempo sumido, nada mais justo do que voltar inicialmente escrevendo sobre a nossa querida Dawn! Para os fãs mais recentes, vale destacar que essa é uma das companheiras de viagem do Ash mais queridas pelo fandom. Mas, será que esse retorno valeu a pena? Foi tão bom quanto era esperado? Quais pontos foram acertados ou poderiam ter sido melhor executados? Convido-os a debater um pouco sobre!

TODAS AS ATUALIZAÇÕES REFERENTES AO ARCO DE DIALGA E PALKIA ESTÃO DIGITADAS EM VERMELHO, PARA QUEM JÁ LEU O POST NÃO PRECISAR RELER TUDO!


Uma das coisas que chamou mais atenção, certamente, foi o foco no quão distraída e relaxada a nossa coordenadora pode ser. Isso foi colocado como uma característica muito forte dela, chegando a ser exagerado. Embora tenha achado bem estranho e um pouco forçado de início, depois passei a enxergar de outra forma. A Dawn é conhecida por sua determinação, criatividade e animação, algo muito presente em basicamente todos os amigos do Ash - claro, características mostradas de formas e intensidades diferentes - por isso destacar essa fácil distração e despreocupação foi um ponto positivo, tornou a personagem ainda mais singular. Ver a desatenção ao lado do apreço pelo ambiente, a admiração pelos pequenos detalhes, deixou tudo ainda mais precioso. Então, foi algo que gostei muito.

Agora, partindo de antigos comportamentos, é possível destacar as ótimas referências e continuidades da personagem. A começar pelo seu clássico acordar de cabelo bagunçado acompanhado por um Jato de Bolhas hidratante, se é que posso chamar assim. Além disso, não se esqueceram do Brock, tendo a Dawn feito uma menção legal ao aprendizado que absorveu com ele, pouco antes de Ash o relembrar também; e foi realizada a demonstração de um Concurso, apesar de não ter sido um tema tão desenvolvido no episódio. De forma geral, a nossa garota de Sinnoh parece continuar sendo divertida e positiva, na realidade até bem mais confiante e tranquila, sem se cobrar tanto, enquanto Piplup não mudou nadinha.

Porém, aqui vem uma decepção que muitos tiveram, justamente os recém-citados Concursos. A sequência de dois episódios meio que nos prometia a participação da Cloe em um Concurso, o que por si só já nos deixava ansiosos, mas imagina poder ver a Dawn no palco novamente? Seria duplamente incrível, ainda sendo necessário considerar o tempo que vimos essas apresentações sendo feitas no anime, o que traria um tom nostálgico. No entanto, pelo plot principal, não tinha espaço para isso, foi até bastante legal eles darem mais destaque à relação pouco explorada em Diamante & Pérola de Darkrai e Cresselia, tornou-se algo mais complexo e bonito, eu diria. Porém, da mesma forma foi no arco de Dialga e Palkia: sem tempo para concursos.

Certo, existe um bom motivo para o Concurso não ter sido mostrado, mas que consequência isso trouxe para a personagem? Ausência de evolução no sonho. Não entendam isso como se eu estivesse chamando a Dawn de fraca ou qualquer coisa do tipo, só não houve uma sensação de progresso no objetivo dela. Os amigos de Alola não contam muito, pois não faz tanto tempo que Ash se despediu deles, mas se observarmos a Iris, por exemplo, o anime claramente mostrou um progresso em sua jornada, assim como já havia feito com Brock e Misty em Sol & Lua. Obviamente, existe a sensação de pressa na evolução que Jornadas deu para a acompanhante de viagem de Unova, contudo poderiam ter planejado algo mais interessante para mostrar desenvolvimento para Dawn, nem que fosse mostrar novas fitas dali mesmo ou de uma região que ainda não sabíamos que ela havia visitado. A própria mencionou que, depois de Sinnoh, foi para Hoenn, Unova, Johto e "assim por diante", o que abre a oportunidade de ter conhecido novos lugares. De qualquer forma, trabalhamos com incertezas.

Mas, entrando no quesito teoria, existe um possível outro motivo para não ter sido mostrado o Concurso. Assim que foi anunciado o retorno da Dawn, comentei com um amigo do site como achava um pouco injusto que seu retorno fosse antes do da May, já que os Concursos Pokémon foram introduzidos para os fãs do anime através do arco da garota de Hoenn, ou seja, nada mais justo que ela quem os trouxesse para os novos fãs que ainda não conhecem a mecânica. E convenhamos que, para quem nunca viu um Concurso, a explicação que o anime passou por meio da Dawn não foi lá tão clara, embora não tenha sido ruim. Em resumo, de acordo com a teoria, talvez finalmente iremos rever um Concurso quando a May retornar em Jornadas. Vamos torcer!

Um ponto negativo apontado durante o primeiro arco de retorno da Dawn foi não terem sido mostrados todos os seus Pokémon, assim como ocorreu com a Iris. Porém, o segundo arco pôde reparar esse problema, ao mostrar rapidamente a garota em treino com toda a sua equipe. Fez falta vê-los mais em ação? Sim, mas preciso ser justo, já foi melhor do que não mostrar. Além do mais, foi possível entender que a Pokégirl não fez nenhuma nova captura, nem evoluiu os seus antigos parceiros, como Buneary e Quilava. A propósito, sobre as reclamações por conta de o primeiro Pokémon dela não ter evoluído, o primeiro retorno da personagem fez questão de relembrar porque isso não aconteceu, então evitemos reclamar por besteira. Acho que, no sentido de continuidade, envolvendo os Pokémon, a grande falha foi não terem mostrado Buneary interagindo com Pikachu.

Acredito que a única outra ausência que me foi incômoda, essa muito mais simples, foi o cumprimento clássico entre Ash e Dawn. Mais uma vez traçando um paralelo com a Iris, fiz questão de elogiar como foi legal o anime reviver as faisquinhas que surgiam entre os dois, com briguinhas bobas, mas muito comum entre eles. Acontece que o herói e sua companheira de Sinnoh costumavam se cumprimentar com certa frequência batendo as mãos, como um "toca aqui" com os braços erguidos, detalhe esse que tinha certeza que seria mostrado na despedida deles ou assim que se vissem, mas simplesmente não aconteceu. Alguém mais sentiu falta dessa pequeno e simbólico detalhe?

Não menos importante foi a interação da coordenadora com a Cloe. Alguns fãs já torciam para que a nova Pokégirl entrasse em contato com as antigas companheiras e aprendesse um pouco com elas, infelizmente não tendo influência de um Campeã como a Iris. Achei muito válido e legal a interação entre as garotas, de início tendo um choque, até por Cloe provavelmente ser a companheira de viagem do Ash com personalidade mais séria - mesmo que isso esteja mudando. Foi interessante, nesse ponto, por ser possível perceber como Dawn parece ter evoluído em personalidade, estando ainda mais paciente e compreensível. Depois, essas diferenças foram colocadas de lado, puderam trabalhar e batalhar juntas e uma doce amizade surgiu. A Pokégirl mais antiga até pôde influenciar a nova a lidar de forma mais tranquila com a vida, sem muita pressa e preocupação.

Não apenas foi possível notar uma evolução da Cloe ao lado da Dawn, como ela pode aprender um pouco sobre os Concursos, colocando até em prática alguns movimentos com Eevee. Por enquanto, nada muito grandioso, mas quem sabe ela volte a tentar algo futuramente? Além do mais, esse momento serviu para mostrar uma nova e bela roupa da Coordenadora, além de dar um gostinho das suas incríveis apresentações na época de Diamante & Pérola. Gostaria de ter visto mais da interação dela com o Ash também, os plots agitados e, por um tempo, separados entre eles deu pouco tempo para conversarem, mas o suficiente para nos deixar de coração quentinho.

Porém, no segundo arco, parece que os roteiristas tentaram aproximar Dawn e Goh. Particularmente, não acho que a sinergia deles é tão boa nem como a Ash-Dawn, nem como a Cloe-Dawn, mas foi interessante sim de se observar, principalmente por esses dois terem iniciado as investigações juntos no que diz respeito à involução dos Pokémon e a associação disso tudo com Dialga. Isso me faz pensar se, como trabalharam Dawn e Cloe no primeiro arco e Dawn e Goh no segundo, não poderemos finalmente ter bastante Dawn e Ash no arco de Arceus que está para acontecer. Seja como for, em breve essa postagem será atualizada novamente, para analisar um pouco sobre.


No fim das contas, eu diria que o retorno da personagem foi muito bom sim, apenas mudaria alguns detalhes para ser ainda melhor. Quem mais amou ver a Dawn de novo e está torcendo para que isso volte a acontecer ainda em Jornadas? O que mais fez falta para você nesses episódios? Gostaram da sequência? Mudariam algo? Não deixem de compartilhar a sua opinião! Mais uma vez, peço desculpas pelo sumiço e agradeço pela atenção!


Leiam Também:

Sobre Ersj
25 anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar