logo

Pokémothim

A Rivalidade Desperdiçada da Bea!


Olá, Thunders!

Continuando uma antiga sequência de postagens que trataram sobre as personagens femininas do anime, mais cedo do que esperado, a rivalidade entre Ash e Bea parece ter chegado ao fim. Realmente podemos esperar que a disputa entre ambos tenha terminado? Bea foi uma rival satisfatória? Recebeu o digno desenvolvimento? Vamos nos aprofundar um pouco sobre!


Ora, ora, o que falar sobre a senhorita Bea (ou Bia, na dublagem)? A Líder de Ginásio de Stow-on-Side é especialista no tipo Lutador e teve a sua estreia na animação no episódio "Solitária e Ameaçadora!", no qual conheceu o Ash e o derrotou com maestria. Ainda apareceu em um flashback no episódio "Batalhando na Areia!", antes de permitir ao herói de Pallet ter a sua revanche em "Chave de Tentáculos no Ginásio!", quando empataram em um caloroso confronto. Acontece que, após isso, a única participação relevante da personagem foi já no que aparenta ter sido o desfecho da sua rivalidade com o protagonista, em uma sequência de dois episódios que marcaram uma ótima batalha 3x3, o confronto entre Gigamax e Megaevolução, e destacaram que Ash finalmente havia superado Bea, a qual passou a respeitá-lo definitivamente.

Certo, houve todo um desenvolvimento de perda, empate e vitória para o Ash; aonde estaria o problema? Mais uma vez, pelo menos ao meu ver, o clássico de Jornadas: pressa! Como é que a rival da vez tem o seu ciclo encerrado dentro de 50 episódios? E pior, é a primeira rival principal do sexo feminino! Detalhe esse que foi muito discutido na época, por ser um passo importante no quesito representatividade para o anime. Considero todas as batalhas protagonizadas por Bea muito boas, sobretudo em comparação com a maioria das mostradas até então, mas, ainda assim, foi tudo muito corrido.

Um detalhe interessante, depois das duas primeiras batalhas que teve contra Ash, foi o fato de ambas envolverem "ginásios do tipo Lutador", seja o Dojo de Saffron, seja o ginásio do Chuck. Isso levou muitos fãs a acreditarem que os encontros com a Bea seriam uma forma usada de trazer diversos especialistas no tipo de volta, como seria o caso de: Bruno, em Kanto; Brawly, em Hoenn; Maylene, em Sinnoh; Marechal, em Unova; e Hala, em Alola. Claro, nada impede que isso ainda aconteça, mas não é que o parece, exceto se o Campeonato Mundial continuar a ser explorado por mais tempo do que o esperado, talvez reiniciando e aproveitando a rivalidade novamente, embora acredite que usariam um personagem já da nona geração.

Uma Líder de Ginásio que vale ser mencionada separadamente é a Korrina. Foi interessante a relação que construíram entre ela e a Bea, algo que ajudou ainda mais na caracterização da segunda. Porque, independente da pressa, a líder de Galar não teve o pior desenvolvimento, conseguiram extrair detalhes muito legais e marcantes dela, como a questão do sorriso com os doces, a dedicação exagerada, a seriedade, entre outros detalhes. Usaram da sua batalha com a Korrina para criarem uma atmosfera de maior força, mas depois trabalharem uma amizade adorável entre as duas foi algo que me pegou positivamente de surpresa. Por isso, gosto do desenvolvimento que os roteiristas fizeram, nesse ponto.

Sobre achar que a rivalidade já pode ter sido encerrada, diversos indícios apontam para isso: 1) Ash superou a rival e já conquistou o seu respeito, sobretudo se tratando de uma batalha da Ultra Class; 2) Mesmo que tenham prometido ter outra batalha, os rivais do protagonista sempre dizem isso; 3) Após o último conflito, Bea já foi vista interagindo com o herói em um clima totalmente fora do de rival; 4) e Bea desejou que Ash alcançasse Leon no Campeonato, dando a entender que não tentará ultrapassá-lo para ela mesma desafiar o campeão. 

Então, ao que tudo indica, essa rivalidade deixará de ser explorada, o que é bem triste, novamente recuperando a conquista de ter sido a primeira rival principal do sexo feminino que o Ash teve. A única forma de a situação ficar "menos pior", a esse respeito, seria se explorassem, a partir de agora, a rivalidade do garoto com a Marine (Marnie), já prometida para estrear no anime. Para os que me conhecem, sabem que, enquanto grande parte dos fãs torciam para Beda (Bede) ser anunciado como o principal rival do herói, minhas torcidas sempre estiveram para a Marnie, embora tenha ficado feliz quando descobri que a Bea quem ocuparia o cargo. De qualquer modo, já que parece que a Bea encerrou sua rivalidade no anime, que pelo menos outra garota incrível possa assumir o papel.


Bem, espero que tenham gostado da reflexão e adoraria se compartilhassem a sua opinião, contanto que respeitosamente, claro. Aproveito para desejar um 2022 incrível e aventuras excepcionais no Mundo Pokémon, tanto para o jogadores como para os fãs do anime!


Leiam Também:

Sobre Ersj
25 anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar