logo

Pokémothim

Apaguem a Mensagem Péssima do Episódio 94!

Olá, Thunders! 

O anime Pokémon é reconhecido por passar belas mensagens, algumas vezes muito repetitivas, outras vezes inovadoras, mas que sempre conseguem comover os mais sensíveis. Acontece que, como nada é perfeito, certos ensinamentos podem ser falhos, e é sobre isso que esse post irá falar, a mensagem problemática do episódio 94.


Assim como outras séries do anime, Jornadas tem conseguido fazer um trabalho belíssimo em episódios mais emotivos e delicados, porém, considero que não tiveram o mesmo tato com o episódio em questão. Resumidamente, depois de capturar uma Lilligant, em Unova, e a levar para o Parque Cerejeira, onde a apresentou para os seus demais Pokémon, Goh percebeu que Heracross estava apaixonado por ela, o que deixava Pinsir extremamente triste. A partir disso, ao descobrir que Cloe pretendia ir com Eevee para a Oficina de Arranjos de Flores Pokémon, no ginásio de Celadon, para conhecerem a Leafeon de Erika, o garoto e Ash decidiram ir também. Lá, participaram da oficina, para deixar Pinsir mais bonita aos olhos de Heracross. Contudo, a Equipe Rocket interviu, para pegar Pikachu, e, no meio do confronto, Pinsir usou o próprio corpo para salvar Heracross e derrotou os vilões. Assim, o Pokémon macho direcionou novamente a sua atenção para ela e tudo voltou a ser como antes.

Algumas curiosidades que valem ser mencionadas sobre o episódio são que a Erika é a personagem que retornou ao anime depois de mais tempo sem aparecer; o atual visual dela é baseado no que usa nos jogos Pokémon FireRed & LeafGreen, ao invés do mais recente de Pokémon Let's Go Pikachu & Let's Go Eevee, isso por ser esse o estilo mantido no jogo que será citado na próxima curiosidade; e a líder de ginásio ter um Leafeon pode fazer referência a sua personagem no jogo Pokémon Masters EX, que tem um em seu Traje Sygna. Claro, a aparição desse Pokémon foi a deixa para desenvolverem o arco da Cloe, mas achei que a participação dela foi bem rasa nesse episódio, tendo que dividir foco com o enredo da Pinsir, que até recebeu mais destaque. Por fim, é perceptível que o ginásio de Celadon passou por uma reforma; além de que o flashback de Erika mostrar Ash salvando Gloom ao invés de a batalha que teve faz bastante sentido, já que foi o resgate que garantiu a sua insígnia, sendo a batalha interrompida pela Equipe Rocket, assim como atrapalharam novamente no atual episódio.

História bonita, final feliz, onde estaria o erro? Do meio para o final. Antes de tudo, é interessante notar como Ash, Cloe e Goh falam do amor da Pinsir como algo novo, como se ela não tivesse coragem de se declarar para ele, sendo que ambos são um casal desde que o novo protagonista capturou Heracross no episódio 33, "Trocar, Emprestar e Surrupiar!". O que realmente pareceu era que essa percepção dos jovens era uma forma de eufemismo, uma suavização do que realmente estava acontecendo ali, uma "Poké-Traição". A disputa pelo coração de Heracross não era tão saudável como davam a entender.

Mas, esse detalhe é o mínimo. A real questão é como eles resolveram o problema. Assim que eu comecei a assistir o episódio, tinha deduzido como seria o final e cheguei até a imaginar um título para uma postagem sobre "O Empoderamento da Pinsir". Sendo que não foi bem assim. Para ficar mais claro porque é uma resolução incômoda, vamos analisar aos poucos. Primeiro, a Pinsir percebeu que Heracross estava apaixonado por Lilligant; segundo, ela ficou extremamente triste e sem querer comer; terceiro, Goh, preocupado com ela, a inscreveu em uma oficina que envolvia flores para deixá-la mais bonita. Até aqui, tudo bem.

Inclusive, eu não culpo o Goh. Ao contrário, foi bonito ver como ele se preocupou com a Pinsir, apenas acho que "deixar ela mais bonita para Heracross" não era a solução. Mas, como disse, até esse ponto ainda dava para criar um final legal. Por sinal, Pinsir tentava ficar mais parecida com Lilligant, colocando flores como a dela em sua cabeça, medida que achou para tentar contornar a situação. O que eu esperava era que, de alguma forma, Pinsir se interessasse naquela oficina e desse mais valor a ela mesma, a sua aparência e notasse que não precisava do Heracross. Aproveitando que mostrou ter o Tesoura X na batalha contra a Equipe Rocket, poderia decidir se dedicar mais às batalhas, seguir um novo rumo.

Mas, não. Como é que foi o desfecho? Pinsir realmente se encheu de flores para ficar mais bonita para Heracross e ser mais florida que Lilligant, acabou que não deu em nada porque o seu parceiro teve a atenção roubada pelos vilões, daí ela precisou se atirar na frente de um ataque, visando salvar ele, para que finalmente fosse reconhecida. A gente não viu nem sequer Heracross fazer uma carinha triste, como se estivesse preocupado com ela machucada ou como se estivesse arrependido por tê-la trocado. Resultado, analisem bem a imagem ao lado: Pinsir toda acabada, ainda com a flor para imitar a Lilligant, mas novamente aceita por seu amado. 

Então, qual é a mensagem que o episódio passou? Para alguém que não consiga traçar um ponto de identificação com o acontecido, não teve grandes problemas. O mesmo não se pode dizer para uma garotinha que, vendo a Pinsir ficar mais bonita e se "sacrificar" para conquistar o "namorado" novamente, vai entender que é exatamente isso que precisará fazer se no futuro for traída, reforçando comportamentos e padrões por muito tempo exigidos das mulheres. "Se ela foi traída, a culpa é dela que não soube agradar o namorado". Foi exatamente isso que Pinsir fez no episódio, tentar agradar Heracross mais do que Lilligant.

Enfim, pleno sábado de manhã e eu aqui problematizando um casal entre dois Pokémon. De novo, eu sei que isso pode parecer irrelevante, mas tudo o que consumimos, se não houver um reflexão crítica, influencia nas formas como lidamos com as questões e rompem ou fortalecem ideias pré-estabelecidas de como nos comportar. Portanto, apesar de não ter visto uma Pinsir empoderada ao final desse episódio, fico mais do que satisfeito se as Pokéfãs (e os Pokéfãs também, porque homens também passam por isso) fizerem o contrário do que foi mostrado. Se é para mudar o visual, que seja porque vocês querem, não para agradar outra pessoa. Lembrem-se, vocês são incríveis e autossuficientes! ♥️


Agradeço demais pela atenção! Queria avisar que já assisti os dois primeiros episódios do especial do Arceus e estou ansioso para escrever sobre, mas só o farei quando saírem todos, em uma postagem única. Até lá, espero que gostem dos conteúdos que planejei para a próxima semana! 


Leiam Também:

Sobre Ersj
25 anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar