logo

Pokémothim

Amizades entre os Ex-Companheiros de Viagem do Ash!


Olá, Thunders!

Desde do top 12 dos retornos dos ex-companheiros de viagem do Ash, tenho trazido postagens relacionadas a isso, desenvolvendo teorias com Serena e May. Para fechar essa leva de matérias, mesmo que um tempão depois, uma menos investigativa e mais lúdica: quais antigos companheiros de viagem se tornaram também muito amigos, independente do Ash? Sabem responder? Se não, convido-os a acompanhar a postagem e descobrir, mas, se sim, vem ver se concordamos. Desejo uma ótima leitura!


Começando literalmente pelo começo, Misty, a primeira companheira de viagem do herói de Pallet, tornou-se amiga íntima de Tracey. Claro que a amizade deles se iniciou quando viajaram juntos pelas Ilhas Laranjas; mas, em Pokémon Crônicas, foi mostrado que acabaram se tornando ainda mais próximos com as constantes idas do Observador Pokémon ao ginásio da líder. Assim, atendendo a pedidos do Professor Carvalho, como seu assistente, e ajudando sua amiga, Tracey faz frequentes visitas ao Ginásio de Cerulean, chegando a presentear Misty com um ovo, do qual nasceu um Azurill. Por sinal, a pedido de Daisy e por ser muito bonzinho, acaba ganhando uma série de trabalhos extras. Em "O Sonho Continua!", após Ash finalizar suas aventuras por Unova e visitar o laboratório do professor, é revelado que Tracey não está lá por ter recebido um chamado de Misty, o que confirma que as visitas frequentes não deixaram de ocorrer. Provavelmente, por sinal, era lá onde o Observador estava durante as duas idas de Ash e Goh ao local em Jornadas, apesar de isso não ser confirmado.

Mesmo que tenha desenvolvido uma boa relação com as Pokégirls de Alola como um todo e com os irmãos de Hoenn, especialmente com a May, a companheira de viagem do Ash que se tornou muito amiga da Misty foi a Vitória. Reconhecida admiradora dos Pokémon aquáticos, a aluna da Escola Pokémon se encantou instantaneamente ao conhecer Misty, uma líder de ginásio do tipo Água, no episódio "Alola, Kanto!". Posteriormente, nadaram juntas no Laboratório do Professor Carvalho, para encontrar o Popplio da pescadora, pouco depois de Vitória se mostrar corajosa o suficiente para não se intimidar com um grande Gyarados. Até se enfrentaram no Ginásio de Cerulean. Depois, em "Alola, Alola!", quando Misty visita Alola, é revelado que desde que se conheceram ela e Vitória têm trocado cartas, assim como ambas se divertem bastante juntas e têm uma apreciação particular pelo mar da região. Dessa forma, a dupla parece ter se tornado bastante próxima!

Apesar de Brock ter voltado a se reunir com Misty, tanto na série Sol & Lua como em Jornadas, nenhum dos momentos pareceu mostrar que existia um contato frequente entre eles. Ou seja, sempre que se reuniram, foi por conta do Ash, nunca por eles em si. Da mesma forma que a Líder de Ginásio, May e Dawn sempre mencionam o Doutor Pokémon em formação com carinho, mas não parecem manter qualquer contato. Com a Turma de Alola, seu maior vínculo foi com Kiawe, mas também nada muito desenvolvido. Porém, existe outro companheiro do herói de Pallet que conheceu posteriormente e com quem criou um interessante laço: Cilan. Assim como Brock, o Especialista Pokémon conheceu outros amigos do Ash, a exemplo da Dawn e Misty, em Preto & Branco e Jornadas, respectivamente, mas não construiu uma grande proximidade. E com Clément e Bonnie, no sexto especial da série XY, foi tudo muito rápido. No entanto, com Brock, aparentemente, criou um vínculo mais forte.

A dupla de garotos se conheceu no primeiro especial da série Preto & Branco, que não foi dublado no ocidente. Nele, depois de se separar de Ash e Iris, Cilan e Pansage chegaram a Johto, onde enfrentam um Gyarados e, com seu inicial ferido, o Especialista Pokémon foi atendido por uma Enfermeira Joy, mas Brock se ofereceu para ajudar, em um Centro Pokémon. Com Pansage curado, Cilan e Brock se juntaram para ajudar uma garota que estava tendo problema com o Choque do Trovão da sua Pikachu e, depois, para investigar o comportamento exageradamente feroz daquele Gyarados, descobrindo que era por conta de um caçador, que queria capturar o Gyarados capaz de usar o Lança-chamas, e solucionando o problema juntos. Ao se despedirem, perceberam que não perguntaram seus nomes, muito menos chegaram a descobrir serem amigos em comum de Ash, embora ambos tenham o mencionado não explicitamente. E aqui está a questão, porque, mais tarde, o mistério foi solucionado. 

Em Jornadas, no episódio "Parceiros no Tempo!", em Sinnoh, ao que tudo indica, Brock e Cilan assistiram a batalha final de Ash contra Leon juntos, em um Centro Pokémon, o que obviamente os fez descobrirem que era o herói de Pallet o amigo mencionado por ambos anteriormente. Contudo, Ash só soube que seus amigos se conheciam em "Devem Ser nossos Heróis e a Bruxa!", no arco final do anime. No entanto, o que mais o episódio deveria ter entregado, a relação dos dois garotos, foi pouquíssimo mostrada, já que Brock passou a maior parte do episódio ou isolado por ter se iludido romanticamente mais uma vez, ou sendo manipulado pelos poderes de um Hatterene; enquanto Cilan estava com Ash e Misty para tentar encontrá-lo. Assim, é uma amizade com muito potencial, mas que pouco pudemos ver de concreto e saber o quão realmente evoluiu quando se reencontraram.

A segunda Pokégirl do anime, May, mostrou admirar bastante Misty e até se esforçou para conseguir o seu respeito, na época da Geração Avançada. Com Dawn, também demonstrou admiração e forte apoio, quando se conheceram em Diamante e Pérola, mas, depois de tantos retornos da segunda Coordenadora, não houve qualquer menção da primeira. Diferente de como foi feito com Tracey e Misty, mencionando que continuavam a se ver, nenhum novo encontro ou contato entre as garotas foi citado pela Pokégirl de Sinnoh. Por parte do Max, o garotinho também pareceu admirar a Misty e o Tracey, mas nada que tenha  sido recuperado pela história. Contudo, em Jornadas, no episódio "Reunidos pela Primeira Vez!", os roteiristas fizeram Serena demonstrar conhecer o traje de concurso da May e saber sobre sua fama. Posteriormente, em "Parceiros no Tempo!", ambas apareceram assistindo à final do Torneio dos Oito Mestres juntas, chegando a segurar as mãos para torcerem que Pikachu não caísse para o Charizard do Leon. 

Aqui fica um pouco vago se foi um encontro aleatório ou se ambas estão nos planos de Idols da Elísia, mas acredito fortemente na segunda opção, o que tem tudo para fazer delas uma poderosa dupla. Vale mencionar que Max também está na cena, podendo se tornar muito amigo da Performer. Serena conheceu outros amigos do Ash, como a Cloe e o Goh, tornando-se próxima especialmente da segunda, mas, mesmo assim, não pareceram se tornar amigas a ponto de manterem contato. E, nas suas últimas aparições, o anime propositalmente a colocar ao lado de May, além de poder indicar uma parceira de coordenadoras e no programa de Idols da Elísia, ainda pode ser uma forma de compensar o que não aconteceu na série XY. Temos noção de que, por conta dos problema de saúde da sua voz original, May não pôde fazer retornos com falas no anime, mas, se não fosse isso, muito provavelmente a garota participaria brevemente das aventuras por Kalos e até poderia ser a real inspiração para Serena decidir ir a Hoenn e experimentar os Contests. Então, podendo serem mostradas separadas, não acho que as meninas apareceram juntas só porque sim, uma bela amizade deve ter surgido daí.

Partindo para Dawn, conheceu e fez amizade com May, Iris, Cilan e Goh; mas não mostrou manter contato com nenhum deles. Nem mesmo mencionou ter torcido por Iris ou querer vê-la, quando chegou ao Estádio Wyndon, durante as finais do Torneio dos Oito Mestres, ou revelou ter visto May quando passou por Hoenn. De forma semelhante, Cloe "amigou" com Vitória e Serena, a primeira abrindo seus olhos para a possibilidade de não evoluir Eevee e a segunda a fazendo não desistir de achar seu sonho e seguir experimentando novas oportunidades, mas foi a Pokégirl de Sinnoh quem mais se aproximou dela. Dawn e Cloe se conheceram na sequência de episódios "Pesadelos ao Anoitecer!" e "A Luz de uma Noite de Verão!", quando a treinadora novata passeava por Sinnoh e acabou tendo sua comida atacada pelo Piplup da mais experiente. Depois de Eevee se animar com o Contest que Dawn participaria, decidiram seguir juntas à Cidade de Eterna, mas se envolveram em um conflito da Equipe Rocket com Cresselia e Darkrai, juntando-se a Ash e Goh. 

As garotas voltaram a se ver na outra sequência: "Os Portais de Distorção!" e "A Batalha nos Portais de Distorção!", depois que a Equipe Rocket de um mundo alternativo fez Dialga e Palkia entrarem em conflito, distorcendo o espaço e tempo. No entanto, nesse segundo miniarco a amizade entre ambas não foi muito explorada. No primeiro que se aproximaram, passaram mais tempo juntas, até mesmo brigaram por Cloe ser mais organizada e metódica, enquanto Dawn é mais leve e distraída. Fato é que essa se tornou a provável amizade mais forte entre um dos novos amigos de Ash em Jornadas com um antigo, tanto que, depois que Goh precisou deixar o Estádio Wyndon, Cloe e Dawn se reuniram para torcer pessoalmente durante a batalha final de Ash contra Leon, do episódio "Uma Enxurrada de Ganhos Torrenciais!" ao "Parceiros no Tempo!".

Infelizmente, alguns dos companheiros de viagem do Ash não construíram fortes vínculos para além dos seus próprios companheiros de viagem nas suas respectivas séries. Como exemplo, podemos citar Iris, que conheceu Dawn, durante uma sequência de 9 episódios em Preto & Branco, e Goh, em "Embates de Titãs!" de Jornadas, quando a garota desafiou Ash para um Batalha do Campeonato da Coroação Mundial. Como já mencionado, Dawn não deu a mínima para a participação de Iris no Torneio dos Oito Mestres, enquanto Goh torceu por ela em "A Estrada de Fogo para a Maestria!", quando enfrentou Cynthia, e torceu animadamente ao seu lado por Ash no episódio "Batalhando Duro como Pedra!", no qual enfrentou Steven. Ainda assim, não parecem ter se tornado amigos a ponto de se procuraram para sair, se é que me entendem. Soa mais como o "bom amigo do meu amigo". 

Na mesma situação que Iris, Clément e Bonnie. A dupla de irmãos conheceu Cilan no sexto especial da série XY, durante uma competição de pesca. A caminho da Torre Prisma, os heróis se envolveram em um problema nos trilhos, por conta de um Eelektross, mas tudo deu certo com o trabalho em equipe. No entanto, diferente de como ocorreu com Brock, não voltaram a se ver e o mistério sobre serem amigos em comum de Ash nunca foi resolvido. A dupla de irmãos conheceu também Goh, nos episódios sequenciais "O Futuro É Agora, Graças a Estratégia!" e "Dois É Melhor do que Um!", mas o foco era muito mais Ash treinar com Clément e enfrentar Drasna, por isso não tiveram muito espaço para se aproximarem, ainda que Goh e o Líder de Ginásio tenham muito em comum. Com a Turma de Alola não foi diferente, foram muito receptivos com Brock, Misty, Goh e Cloe, nos respectivos episódios em que interagiram, mas, com exceção Misty e Vitória e Goh e Kiawe, não pareceram criar laços muito fortes.

Aproveitando que foi citado, Goh formou algumas relações dignas de nota nessa postagem. Embora tenha conhecido Misty, Brock, Dawn, Iris, Clément, Bonnie, Serena e toda a Turma de Alola, o único de todos esses que pareceu criar um laço mais duradouro com o último companheiro de viagem masculino do Ash foi Kiawe. Em "A Minha Antiga Turma!", quando Ash voltou para Alola pela primeira vez em Jornadas, Goh foi recebido bem por todos, exceto pelo treinador de Akala. Ao descobrir que Goh não costumava treinar com Ash, Kiawe ficou desapontado e desafiou o treinador mais inexperiente para uma batalha, querendo que se tornasse um amigo/rival à altura para o treinador de Pallet. No fim, Kiawe entendeu que Goh não tinha nem precisava ter esse objetivo, mas ficou contente por saber que poderia cuidar de Ash mesmo assim. O mais legal é que em "Uma Luz que nos Guia!", quando Ash e Goh encontraram Chris em Mossdeep, o treinador de Togedemaru revelou que Kiawe estava aguardando que Goh retornasse a Alola para batalharem de novo, sem nem mesmo mencionar Ash; e em "Ajudando o Herói da Vizinhança!", quando os protagonistas retornaram com Lílian e o pai a Alola, Goh foi o primeiro a perceber a ausência de Kiawe e querer vê-lo, o que mostra o apreço que criaram um pelo outro.

Passando para Cloe e Goh, porque, sim, eles precisam ser mencionados, tornaram-se amigos antes mesmo de conhecerem Ash. No episódio "A Chegada de Pikachu!", descobrimos que ambos se conhecem desde muito pequenininhos e foi somente graças a Cloe que Goh foi ao Acampamento de Verão do Professor Carvalho quando tinham 6 anos, quando o garoto conheceu Mew e fez dele seu objetivo. Também desde o início de Jornadas, embora com seu jeito mais apático e indiferente, Cloe sempre demonstrou se preocupar com Goh, levando as tarefas dele da escola, por exemplo. Por outro lado, o garoto não parecia dar tanta atenção a ela. Na realidade, a relação deles é bem problemática e confusa, já que Jornadas insistiu muita vezes em colocar Goh como um personagens que não tinha amigos até conhecer Ash, ao mesmo tempo que colocava Cloe como sua amiga de infância e única que ficava ao seu lado mesmo com seu jeito sabichão. O cúmulo disso tudo é quando a própria Cloe, no seu penúltimo episódio de Jornadas, afirma que Ash foi o primeiro amigo que Goh teve. 

Enfim, independente dessas afirmações meio zoadas de Goh ser ou não amigo da Cloe, o que vemos na prática é que ambos sempre foram amigos e, com o desabrochar da garota para o Mundo Pokémon, passaram a se aproximar e se apoiar cada vez mais, em outra bela amizade. Como um extra, já que não é ex-companheiro de viagem, ainda cito Gary. O primeiro rival do Ash voltou na série Jornadas no episódio "Um Conselho para o Goh!", no qual se tornou rival do novo protagonista. Por estar no Projeto Mew, Gary reaparecia com frequência, fazendo novas missões e sempre provocando Goh. Contudo, com o evoluir do projeto, Gary não só foi importante para o amadurecimento do rival, como passou a respeitá-lo e desenvolveram uma boa amizade. Ainda que ache fantástica a ideia de Gary voltar para Jornadas como rival do Goh no Projeto Mew, particularmente não gosto de terem feito ele passar novamente por um amadurecimento, no sentido de "não preciso ficar humilhando meu rival, é preciso respeito e trabalho em grupo", sendo que o personagem já tinha superado essa fase, para a surpresa do próprio Ash, na série Diamante & Pérola.


Então, foi isso! Particularmente, adoro quando os amigos do Ash de diferentes regiões se conhecem. Sempre quis um novo "Pokémon Crônicas", por sinal, no qual pudéssemos ver outros amigos se relacionando, como novas visitas entre Misty e Vitória, Tracey indo mais vezes a Cerulean, Cilan reencontrando os irmãos de Kalos, etc. Tenho três perguntas para vocês: Qual dessas amizades é a sua preferida? Qual gostariam de ter visto mais? E quem vocês não perdoam por não ter se conhecido antes do "fim" do anime do Ash? Tenho várias respostas, mas preciso admitir que Iris e Misty e Brock e Bonnie não terem feito um "feat" me parece imperdoável. Haha


Leiam Também:
Sobre Ersj
anos, Recife-PE, tem Pokémon como a sua franquia preferida desde os 7 anos. Sua mídia favorita é o anime, seguida dos jogos da saga principal e de Pokémon Go. Ama livros e séries, principalmente de fantasia; os filmes que mais assiste são animações, e “Imagine Dragons” é a banda pela qual tem maior apreço. Seu Pokémon predileto é o Pikachu e seu maior sonho é se tornar um escritor.
E-mail: ersj@pokemothim.net

2 comentários:

  1. Queria muito que May e Max tivessem interagido com Clement e Bonnie na época de XY. A dubladora dela devia ter pensado nos fãs e ter permitido a Pokémon Company a procurar uma outra voice actor pra personagem

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sim! Seria perfeito! Acho que May interagiria mais com Serena, mas Max e Bonnie poderiam se tornar super amigos.
    Não sei se foi a voz original que não deixou, talvez a própria equipe do anime não quis. É difícil saber, eles não são transparentes com a gente. :/

    Agradeço pelo comentário! ^-^

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após ser aprovado pela moderação.
Agradecemos a sua participação!

A Pokémothim com a sua cara!

Personalize do seu jeito!

Temas

Padrão

Fechar